quarta-feira, 25 de abril de 2018

FBR Esportes - Prova MTB em Itatiba/SP - Abril/2018

Esta foi a segunda estapa da FBR Esportes, aconteceu dia 22/Abril em Itatiba/SP.

Participei novamente na categoria Pró que é a mais longa, foram 50 km e a minha categoria é a Senior (40-45 anos), a largada foi no horário (8:30) e os primeiros 5 kms de asfalto rodamos com escolta das motos da organização e depois era cada um por si, rs, logo no início uma subida monstraaaaa!

Nesta etapa eu usei pela primeira vez uma bike full suspension, a antiga Caloi hard tail eu vendi, infelizmente eu não consegui fazer um treino com bike nova e testar a configuração da suspensão, passagem de marchas e os acessórios dela, bem, logo no início já pegamos umas subidas monstras e a marcha dianteira leve não entrou, então já queimei perna e energia mas eu ainda tinha fôlego, esse problema de passagem de marcha foi até o fim, hora entrava e hora não (nas subidas), bem, suor e perna pra chegar ao final de cada trecho e poder seguir adiante.

Nesta etapa a altimetria foi de 1.250 mts, muitas subidas e descidas fortes e com bastante depressão, muito cuidado com valas enormes, descia com o freio ativado e muitos atletas me passavam na descida, porém nas retas e subidas eu voltava para o pelotão e/ou passava alguns atletas, o ritmo desta vez não foi o melhor pois eu fiquei algum tempo sozinho, sem ter referência mas segui como pude e com a sensação de estar correndo para ter o melhor tempo possível. Outro ponto foi a suspensão traseira, como não ajustei adequadamente senti que perdi performance e velocidade em grande parte do trecho, meu "eufit" deu para o gasto mas precisarei investir neste quesito para tirar 110% da bike e o resto será por conta das pernas, pulmão e coração, rs...muito treino pela frente, principalmente técnica em descidas e macetes do MTB!

Desta vez a organização foi 100% no percurso porém pecou na hora da premiação, programado para as 12hs e só aconteceu as 13hs com protesto pelo atraso, sendo que a maioria dos atletas concluiram pelas 11hs os 50 km da categoria pró; Também teve categoria sport com 35 km;

Após muita terra, subidas enormes, descidas insanas e poeira eu belisquei o pódio novamente, mas desta vez foi o 10o lugar, muito para melhorar! Satisfeito com o resultado pessoal mesmo com os problemas técnicos!

Fui com meu amigo Luiz PdQ, ele fez a distância Sport de 35 km, com altimetria de uns 900 mts!




segunda-feira, 16 de abril de 2018

Triathlon TH3 Caiobá - 2018

Esta foi minha 3a prova na distância 70.3 (1.900 mts natação + 90 km ciclismo + 21 km corrida)




O TH3 ocorre em Caiobá/ PR na Cidade de Matinhos, fui com um grupo de amigos em uma Van alugada, sem preocupação em dirigir, e as bikes foram na carretinha, todas bem guardadas!

Ficamos hospedados no Hotel do evento, cito, Caiobá Praia Hotel, que fica há 200 mts do centro da prova. Logo na chegada à Cidade, no sábado, véspera da prova, o calor já anunciava a dificuldade que seria pedalar e correr nesta prova, pois até na sombra o calor era forte. No sábado almoçamos e jantamos juntos em um restaurante em frente ao hotel, comida boa e preço justo! Assistimos o congresso técnico as 18hs e retiramos o kit na sequência, as camisetas desta prova são excelentes, tecido e estampa legal! Para quem fez pré-inscrição teve uma caneca de brinde (meu caso), rs.

Preparei minha bike e fiz check list dos itens de prova no sábado a noite (20hs+-), depois fui jantar tranquilo com a turma. Dormi pelas 22hs e as 5:30 eu já estava em pé para ir tomar o café da manhã no hotel, muitas opções no café mas não abusei e fui no tradicional.

Por volta das 6:10hs eu já estava no bike check-in, deixei tudo lá, visualizei a entrada da natação, saída da bike e saída da corrida e o corredor da bike, várias entradas e saídas distintas, tempo importante para memorizar e não se perder nas transições. Voltei para o hotel e me troquei (bermuda, camisa de ciclismo, roupa de borracha, óculo e touca) para ir à praia encontrar a turma e me preparar para a largada!

Natação: 1.900 mts
A natação seria sentido horário, vide congresso na véspera, mas como a maré mudou a organização mudou o sentido para anti-horário, ajustaram as boias em formato triângular e a largada atrasou 5 minutos, nenhum problema, saímos reto para passar uma boia branca de referência e depois seguiríamos à direita, mas virou uma confusão pois ela estava muito próxima e tinha muita gente, todos nadando cachorrinho pra não afogar o colega, rs...depois chegamos na primeira boia amarela de retorno e então contornamos com o ombro esquerdo e seguimos para duas outras boias amarelas, porém o sol estava nascendo ali, eu fiquei cego em alguns momentos e acabei seguindo alguns atletas, só via a boia há 100 mts dela, meus óculos também embaçaram, e da segunda até a terceira boia fui sem ver quase nada, já na terceira boia que nadaríamos para a praia, havía outra boia branca de referência mas eu me guiei pela primeira, da largada que estava paralela a da saída da água, nadei mais e depois um staff chamou minha atenção e então corrigi eu cheguei na áreia. nadei 1.989 mts em 38 minutos. Tirei a roupa de borracha ali na áreia mesmo, pra seguir à T1 sem me preocupar em tirar a roupa no curral das bikes, que não tem tanto espaço. A roupa de borracha devia ser guardada em uma sacola amarela que eles deram no check-in ou haveria punição de 30 segundos, guardei bem guardado e me arrumei para o pedal.

              Amigos na prova! eu na ponta direita (2xu);



largada sentido 1a boa branca de referência - confusão
                                                          Atletas chegando da natação

                           A minha saída da natação, já com a roupa de borracha no braço;

Ciclismo: 90 km
Na T1 (transição - natação para ciclismo) cheguei bem e logo coloquei o nr de peito, embora não fosse obrigatório nesta atividade, capacete na cabeça, afivelado, água nos pés para tirar a áreia e tirei a bike para empurrar sentido local de monte, fui descalço, digo, sem meias, a sapatilha já estava clipada no pedal da bicicleta. A saída do ciclismo, do centro até a estrada são aproximadamente 5 kms, com muitas lombadas, fui girando para aquecer e quando chegou na estrada já consegui colocar um ritmo bom, foram 3 voltas, sendo que 2 voltas fiz bastante força e na 3a e última já senti cansaço e o ritmo caiu um pouco mas mantive meu pedal sem gastar energia pensando na corrida. Havia um grupo de ciclistas com o pace parecido com o meu, fiquei respeitando a zona de vácuo, 12 metros aproximadamente, e quando eu decidia atacar para passar alguém ou até mesmo um pequeno pelotão os caras vinham atrás e/ou eu passava e abria distância mas logo eles se uniam e me passavam, haviam muitos fiscais de prova com motocicleta anotando as infrações mas pelo que percebi os "atletas" não estavam preocupados, seriam 5 minutos de punição, infeliz comportamento deste caras mas cada cabeça uma sentença! Comigo houve um incidente, quando eu estava com 68 kms de ciclismo dois carros atravessaram a pista na minha frente, cruzando a rodovia sem olhar o movimento, o segundo carro atravessou e parou, eu só tive tempo de frear a bicicleta, xingar e desviar ou então eu iria bater na lateral do carro, o coração acelerou na hora e depois segui para finalizar o pedal sem pensar muito no acontecido. O retorno do ciclismo para o curral das bikes foi tranquilo, 5 kms como citei, soltando as pernas e já pensando na corrida, o calor já estava eminente e forte, me hidratei e me alimentei corretamente no pedal para chegar bem, estes 5 kms pareciam não acabar por conta das lombadas e ruas que tínhamos que percorrer para chegar lá. Bem, desmontei antes da faixa e empurrei a bike até o cavalete sem problemas e calmamente.


 
                                            Chegada do ciclismo - desmonte;


Corrida: 21 km (19 km nesta prova)
Já na T2, tive que limpar os pés e calçar as meias, pois havia feito o pedal descalço e uma bolha surgiu em um dos dedos, mas a meia da mizuno que eu costumo usar é boa e essa bolha não atrapalhou durante a corrida. Bem, saí para correr sem pressão, a ideia era seguir um pace confortável de 5 minutos por km e nos 5 kms iniciais consegui manter este ritmo porém o calor e o cansaço já começaram a aparecer, também o fator psicológico creio ter atrapalhado por ter feito o ciclismo mais forte do que o planejado, o jeito foi correr, trotar e andar, tentei pegar pace de outros atletas por alguns kms ou metros e assim fui indo. Nos postos de hidratação eu andava pra tomar água e tinham esponjas, usei várias vezes e aí os pés ficaram úmidos, novas bolhas surgiram mas segui até o final. O trecho tinha 19 km e não os 21 propostos,e próximo da chegada eu pensava que haveriam os 2 kms para finalizar e aí diminuí o ritmo para não quebrar ainda mais e então eu cheguei quase caminhando, rs...

Resumo da prova:
Fiz a natação e o ciclismo com pace bom e na corrida sofri como sempre, ainda tenho que treinar e encaixar melhor a última atividade para ser constante no pace e fechar bem! Vamos para a próxima!

Obrigado aos amigos que estavam lá presente e pela estrutura oferecida e tudo mais, foi ótimo!

Abs,