segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Pedal Indoor Beneficente - 12 horas

Anualmente a empresa em que trabalho realiza projetos sociais, beneficentes, este ano globalmente estamos ajudando o Médicos sem Fronteiras, e o aplicativo Charity Footprints contabiliza os quilómetros em milhas e depois em passos e que depois vira doação em USD, com a meta de 25 mil dólares. A meta de passos é de 50 milhões e estamos com 38 milhões e poucos;

A idéia de pedalar 12 horas surgiu de 2 exemplos que vi, um em meados de 2011/2012 onde um ciclista ficou 12 horas na bolinha da USP arrecadando dinheiro para seu projeto social, cada um contribuiria o montante que queria, deixando na jersey dele ou na assessoria ali na bolinha mesmo, e o outro exemplo foi mais recente, onde o MTbiker @Brou Bruto Drews fez 12 horas no rolo na calçada em BH, onde os pedestres passavam e faziam doações de brinquedos para as crianças, e então eu decidi fazer as 12 hs de rolo em casa, contabilizando assim quilómetros para ajudar a atingir a meta da empresa no aplicativo.

Peguei um rolo emprestado, montei a bike na lavanderia, tive que colocar um pneu velho pois o que estava na bike inclusive estava rasgado e a câmara furada, resultado do último pedal de 140 km na ciclovia da marginal pinheiros, bem, coloquei o computador na tábua de passar e os suprimentos em cima da máquina de lavar, às 5 horas da manhã levantei, tomei um café simples e me troquei para iniciar o pedal às 6 hs, subi na bike e comecei a pedalar em ritmo tranquilo até chegar no rpm ideal, entre 75 e 85 e bpm entre 90 e 120, vi que seria o ideal e assim foi, em alguns momentos eu girava mais e acelerava mais para dar alguns estímulos e como eu estava usando o aplicativo zwift, eu conseguia me distrair e criar mini disputas por segmentos no percurso, eu também fiquei assistindo alguns filmes no youtube e ouvindo músicas diversas nas rádios online; a alimentação foi pontual, a cada 1 hora de pedal um gel ou pdalbar e a hidratação a base de água e água de coco e uma caramanhola de maltodextrina, algumas bananas e bisnaguinhas com requeijão e goiabada;

Me programei para parar apenas duas vezes, sendo a primeira após 4 horas de pedal e a segunda com 8 horas de pedal acumulado, a primeira parada foi para ir ao banheiro apenas e esticar as pernas no caminho, rs, durando cerca de 5 minutos, a segunda parada foi para ir ao banheiro novamente, trocar um ventilador e reposicioná-lo para ventilar o rolo e o meu corpo ao mesmo tempo, também para passar novamente o anti-atrito, pois com 6 horas de pedal eu já estava sofrendo com o contato do selim, pois é bem diferente pedalar em rolo e pedalar na rua, na rua existe uma divisão mais uniforme entre os três pontos de contato do ciclista com a bicicleta, cito, selim, pedal e guidão e senti que o rolo exige mais do contato com o selim, nesta segunda parada foram mais 5 minutos;

Entre o começo e o final do pedal, fui interagindo com diversos amigos pelo whats app e pelo instagram, compartilhando os resultados parciais e as sensações, e todas as mensagens me fizeram ficar mais forte e resistente, e como o pedal é no rolo, não tem descanso, se parar de pedalar a velocidade baixa e para a contabilização de quilómetros e então eu tinha que pedalar constantemente, sem folgas nas pernas, essa era a maior dificuldade!

Nas últimas 3 horas o corpo já começava a reclamar, pernas com ácido lático incomodando e o suor aumentando, e as mãos, mesmo com luvas, já não queriam tocar o guidão, e o que dizer de encostar no selim? vixi...tive que controlar essas sensações e incômodos e vencendo mini objetivos, hora a hora, até que faltavam 30 minutos e depois apenas 10 minutos até chegar ao final, o último km foi emocionante por estar alí cumprindo um desafio único para mim e que certamente estaria ajudando a causa que abraçamos este ano.

Ah, e no final consegui pedalar 382 km utilizando o garmin como leitor de cadencia, velocidade e batimento, enquanto o aplicativo zwift contabilizou 428 km, utilizando os mesmos acessórios, porém ele considera uma velocidade maior nas descidas e quando tem vácuo, assim indo mais longe, e da mesma forma uma velocidade mais baixa nas subidas, embora meu rpm não tenha mudado.























Nenhum comentário:

Postar um comentário