segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

BRM 400 - Guararema/ SP - Randonneurs Mogi das Cruzes


BRM 400 realizado pelo Randonneurs Mogi das Cruzes

Frio na barriga na semana e na véspera, arrumei tudo na sexta-feira a noite, fui dormir mas não dormi, rolei a noite toda na cama, rs...

"Acordei" as 3 da madrugada e peguei a bike e as tralhas pra viajar até Guararema, 1h:30m da Capital de SP dirigindo, estrada tranquila, ritmo tranquilo, parei pra tomar café na estrada e segui para o PC zero com 2 horas de antecedência mas perto das 6 horas da manhã já começaram a chegar os demais ciclistas e então comecei a me arrumar para me apresentar ao organizador e esperar o briefing e a largada, que ocorreu às 7h:17m.

Liguei meu gps bryton (xing ling) e saí com o grupo, seguindo o ritmo deles, pois eu ainda não tenho experiência em ritmo vs distância e então acaba sendo uma estratégia andar perto para eu não abusar e quebrar no ritmo, logo pegamos a estrada e o ritmo rendia mais, o grupo já começou a separar e eu fui no ritmo que achei adequado e acabei me distanciando, logo à frente encontrei alguns speedeiros e fiquei com eles até quase Piracaia (96 km), meu pneu furou na estrada e dois deles ficaram comigo (solidários), e neste meio tempo alguns randonneurs me passaram e eu indiquei que estava tudo bem, uns 10 minutos de pneu trocado e tralhas guardadas, mas em alguns kms adiante um dos speedeiros furou e eu fiquei ajudando também, gentileza gera gentileza, após alguns kms reencontrei os randonneurs William e Karin, agradeci a parceria dos speedeiros e voltei ao grupo menor, comprei um refrigerante e água neste momento/ posto, o calor logo chegou e eu já estava protegido com protetor solar, o vapor quente vinha do asfalto e de cima o sol era individual, a água que estava congelada logo esquentava, seguimos até o PC1, foto rápida para não perder o horário, refrigerante, água, salgado de frango e bolacha deixada por outros randonneurs, na volta ao pedal outros estavam chegando e nós partimos dando um alô;

Seguimos para o PC 2, que seria o letreiro de Joanópolis no trevo, mas até lá algumas subidas e alguns planos para relaxar as pernas ou pequenas descidas que foram bem aproveitadas, certamente, claro que sim, rs. O pedal rendeu do PC 1 ao 2 pois apenas alguns kms entre um e outro, 34 km em 1h:30m, rs...até falamos sobre tomar um tal caldo de cana se aparecesse, e apareceu adiante e claro que tomamos, 300ml com chorinho virou 500 mls de glicose na veia com gelo, uma pequena parada no meio do calor das 13hs, reencontramos alguns randonneurs ali e outros chegando, no reunimos um pouco e dali do caldo partimos para mais um PC, seriam mais 80 km até Monte Verde, logo na saída uma serrinha e eu fui à frente e comecei a me distanciar e encontrei outro randonneurs adiante, apertei o passo e me juntei à ele (Wagner), conversamos muito durante o pedal, aprendi muito com ele, na serra para monte verde meu pneu furou, eu estava um pouco adiante e ele parou pra me esperar dizendo que estava aproveitando para descansar também, o Elton também se juntou à nós nesta serra e com meu furo ele seguiu para chegar e descansar no PC de Monte Verde - Galinha da Roça, em 5 minutos troquei a câmara e seguimos, caminhei na subida por alguns instantes, eu estava acabado por conta do calor e fome mas não aguentava mais tomar gel, e chegamos no PC eu não falei nada mas estava desenganado, queria desistir, porém como ali era metade do desafio, ficamos por quase uma hora e pude comer comida decente, lavei a cara e a alma e me recuperei para fazer mais 200 km, sabia que o pior em relação à subidas já havia passado, enquanto estávamos ali outros randonneurs chegavam, fomos muito bem atendidos no restaurante, obrigado! A organização da prova também estava por lá, dando apoio moral, que vale muito, obrigado!

Hora de voltar, já era tarde mais ainda claro porém o farol estava pronto para ser ligado, o colete refletivo vestido e a capa de chuva também, sim, choveu um pouco assim que estávamos chegando e parecia que ia chover mas não choveu, cozinhei na capa até tirar ela em definitivo no PC 4 (M&M), rs; a serra que subimos agora era toda descida, velocidade alta e curvas fechadas igual vento na cara, pernas relaxadas e atenção pra não fazer besteira, um tobogã atrás do outro, só felicidade em girar rápido e passar por obstáculos, mas sempre após uma descida vinha uma subida, sem isso não tem diversão, segui com o Wagner até o PC4, Molon & Molon, novamente, 100 km juntos, e ali tomamos mais um tempo pra comer, beber e até um cochilo de 15 a 20 minutos, enquanto carregava um pouco do meu mini powerbank! Quando estávamos levantando pra ir embora chegaram mais três randonneurs (Sr. Orta e depois Karin e Samuel), Sr. Orta foi embora logo, os outros pegaram água e foram ao banheiro, acho, e sairam com a gente, seriam dali para o PC final mais 95 kms, porém encontramos mais alguns randonneurs dormindo no outro posto Molon e eles ficaram lá e eu segui com o Wagner, fomos juntos até grande parte do trajeto até que tivemos a cia daqueles randonneurs que estavam dormindo (Cabeção e outro, esqueci o nome), chegaram em nós e seguimos até o posto Chaparral para uma última parada, faltariam mais 54 km para o final, ali no posto ficamos todos em uma mesa, Sr. Orta também ficou conosco, faltou a Karin e o Samuel, demoramos um pouco, já estava claro e o farol e colete refletivo não eram mais necessários, apenas luz traseira dia e noite, saímos todos juntos e em alguns kms adiante avistei a Karin e cheguei, ela e o Samuel haviam parada pra comer pizza, mas o pneu dele furou e ela seguiu, dalí em diante seguimos os três juntos, eu, Wagner e ela, contando os kms finais, com direito à sprints, choro e sorrisos ao final de 400 kms.

Sem palavras com o quanto estou aprendendo e com a simplicidade do randonneurs que tenho encontrado, obrigado ciclismo por proporcionar tudo isso!

Items:
colete refletivo
capa de chuva refletiva
cobertor térmico
manguito
GPS bryton
GPS de pulso garmin
2 Power bank - 2.500 mAH / 10.000 mAH
farol 600 Lumens
pisca com bateria 2032
pisca bateria interna USB
4 câmaras reserva
2 espátulas
1 fita isolante
6 braçadeiras de nylon
kit chaves c/chave corrente
canivete
meia reserva
bastão protetor solar e outro liquido
2 caramanhola (1 água e 1 eletrólito)
6 gels
2 bananinhas
1 porção amendoim salgado
cap
capacete
luvas
óculos de sol e óculo cristal/ noturno

Rumo ao BRM 600!

Check list para o desafio BRM 400

 PC - Zero - Guararema/ SP
 PC 1 - Posto Molon - Piracaia/ S`P
 PC 2 - Letreiro Joanópolis/ SP

 Sem PC, mas valeu a foto do Portal de Extrema/ MG
 Sem PC, só uma parada antes de pegar a serra até Monte Verde
 Sem PC, foto do portal de Monte Verde
 PC 3 - Restaurante Galinha da Roça/ Monte Verde/ MG (200 mts após o portal)
 PC 4 - Posto Molon & Molon do Centro de Piracaia/ SP (tentamos dormir uns 20 minutos aqui)
 Passaporte BRM 400
 Passaporte com os PCs e tempo de chegada em cada um deles, conclusão em 25 horas e 8 minutos dentro das 27 horas do desafio.
 Medalha francesa após mais essa conquista!
Aqui o certificado de conclusão do BRM 400

Nenhum comentário:

Postar um comentário