segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Caminho da Fé 2019 - Parte 2 - Bicigrinos de Borda da Mata até Campos do Jordão

Feriado de São Paulo, fomos ao caminho da fé concluir dois trechos que estavam faltando, diga se de passagem que eram os piores de todo o caminho, por conta da inclinação e altimetria, seriam 80 km no primeiro dia, saindo de Borda da Mata até Paraisópolis e mais 60 km no segundo dia, saindo de Paraisópolis até Campos do Jordão, pegando e/ou subindo a tão falada e temida Serra da Luminosa;

Dia 1 - De Borda da Mata até Paraisópolis

Duas Serras neste dia, a primeira foi a da porteira do céu e a segunda a do caçador, muita subida mesmo, pegamos tempo fresco no início da manhã mas logo veio o calor e a tarde, pelas 15hs, começou a chover, ficamos embaixo de chuva por 5 horas, muita lama no caminho onde os pneus viraram biscoitos e travavam as rodas, difícil pedalar sem ter tração nas rodas e então tivemos que empurrar em alguns trechos e até descer empurrando pois havia muita lama mesmo, faltando alguns quilômetros para Paraisópolis decidimos ir pela estrada de asfalto pois não havia condição de pegar a parte final pela terra e já estava escurecendo, usamos nossas lanternas e chegamos pelas 21:30 no hotel, muita superação neste dia pela adversidade do clima e terreno que pegamos mas foi uma experiência ímpar!

Dia 2 - De Paraisópolis até Campos do Jordão

Aqui apenas a Serra da Luminosa seria o desafio principal, mas não, todo o caminho tivemos grandes subidas e também problemas para pedalar, o tempo estava bom em 80% do caminho, a terra estava úmida e também pegamos trechos com muita lama sem ter tração pra pedalar, descidas insanas, com lama ou com cascalho, tenso descer muitos trechos, usamos todos os freios e eu particularmente fiquei sem o freio dianteiro. Eu segui de Luminosa até Campos solo e com chuva, pois chegamos em Luminosa com chuva intensa, bem, comecei a subir e havia tanta lama que nem os meus pés conseguiam tracionar para empurrar a bicicleta morro acima, as rodas travaram 100% de tanta lama e grama acumulada e a chuva caindo na cabeça, parava e respirava, tirar o acúmulo de barro e grama para a roda girar por 5 metros e parava novamente, a inclinação era insana mas eu persistia e acreditava em passar por aquele estágio, fui indo e à frente encontrei dois casais, eles carregavam as bicicletas suspensas em dois e voltavam ladeira abaixo para pegar a outra, neste meio tempo nos conhecemos e nos ajudamos, puxando com corda ou carregando as bicis, no alto a vista era linda apesar do tempo ruim e então seguímos até o restaurante que fica no vale em meio a serra, lavamos as bikes pra tirar o excesso de barro, eu apenas tomei um refrigerante e me despedi do pessoal e segui, pedalei por alguns metros e tive que empurrar, novamente sem tração e com inclinação insana, realmente empurrei muito, a chuva deu uma trégua e pude tirar a jaqueta pra ventilar melhor, o caminho foi muito desafiador, muitas subidas adiante consegui pedalar e superar mas aí a bicicleta já estava com a corrente seca e gritando, o freio dianteiro acabou e o traseiro também, fiz uma pequena regulagem de aperto e voltou o curso do freio traseiro que me permitiu descer alguns trechos com mais segurança, cheguei na cidade de Campos pelas 18:30 direto para o último apoio ao peregrino para carimbar e em seguida para o hotel para encontrar a namo-esposa Tathi.

Saindo de Borda da Mata - 25/02/2019

Detalhe no caminho
Ponto de apoio voluntário, entre e sirva-se de água fresca, obrigado!

Porteira do Céu, zerei, vista linda e um banquinho para descansar, novos amigos de jeep ali!

Tocos de Moji, a bicicletaria que salvou o freio do Vitor, que acabou e o rapaz veio nos atender!

Aqui começou a saga da lama;
Muita lama pra descer, empurra claro!
repare no garfo e na roda traseira, lama + lama;

Hotel em Paraisópolis, apoio nota 10 e parceria com os peregrinos! Dia 26/01/2019, saindo sentido Campos do Jordão;

Um pouco de asfalto e descida, só uns 5 kms, rs...

Descida com lama, claro;

De passagem;

As belezas do caminho, tem que sorrir!

Cantagalo, uma pequena vila com charme e suporte!

Olhe a placa da descida, e com lama claro, drifting que fala? nós também fizemos na lama;

Cidade de Luminosa ao fundo; Recomendo a Padaria Luminosa, atendimento excelente, a melhor coxinha do universo e parceria com o peregrino!

Aqui já superado uma parte da Serra da Luminosa, com muita lama e empurra empurra de bike;

Respira e empurra!

Não para, empurra!

Um pouco mais de lama e empurra empurra!

Aqui acho que foi o fim da Luminosa, faltando 21 km para Campos, ufa, #sqn
Isso aqui é o que fizemos e subimos, com chuva!

Missão Caminho da Fé concluída, foram 2 viagens para concluir esse caminho com muitas estórias, desafios, superação individual e aprendizado!

revisão completa com troca de pastilhas e rolamentos traseiros que estavam secos e gritando!