terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Brevet - Randonneur - RMC 300 misto de Guararema - Jan/24

Confesso que eu não me preparei para este desafio, fui na coragem, não faça isso em casa, rs. mas era a oportunidade de iniciar o desafio dos mistos, e já cumprir uma etapa de 4 distâncias (200, 300, 400 e 600), fui!

Este Brevet de 300 km tem o tempo limite de 20 horas, e é auto suficiente, sem apoio algum, você se organiza com tudo, os organizadores disponibilizam o gps/gpx, as instruções e monitoram a largada e os pontos de controle (por foto/selfie), e esse é o barato do desafio! 

Brevet Guararema 300 km misto, um pouco mais de detalhes:

5.000 de elevação
Terreno misto, asfalto e terra
Bicicleta: trek check point aluminio
Pneu: panaracer slk 42mm
Grupo shimano GRX 48/31 - 11/40

Por ser nas proximidades de São Paulo, acordei cedo, tipo 3:30 da manhã e fui dirigindo, tomei um copinho de café na largada, apenas, e larguei as 5:40 após liberação da vistoria dos itens obrigatórios.

Pc1 - Salesópolis (km38),  larguei as 5:40, com pouca chuva, o início em asfalto, no km 15 meu pneu traseiro esvaziou, senti em uma subida, o tubeless foi renovado na última revisão, e eu havia baixado a pressão antes de largar, pois imaginei estar com pressão muito alta, bem, tive que encher novamente e selou o vazamento , segui adiante, o primeiro trecho só asfalto e subidas, chegando na padaria JH, tirei a selfie e pedi um salgado e segui, logo adiante parei para apertar o cadarço da sapatilha, pois percebi que o pé direito estava "sambando" no pedal e se persistisse sabia que o joelho iria doer, e segui para o trecho do pc2, onde adiante já pegamos terra após o restaurante Nhã Luz.

Pc2 - Paraibuna(km 70.9), para chegar aqui, bastante terra, lama e bike escorregando, subidas fortes iniciaram com o desafio de subir pedalando e não patinar, e na descida tentar seguir sem escorregar e cair, os freios gritavam alto, de verdade (pastilha metálica é assim), a chuva era fraca mas suficiente para manter o corpo úmido, a vista da região era linda, paisagens de fundo de tela, pássaros cantando, era cedo ainda. Perto de chegar ao PC, errei um trecho de acesso e rodei 6 km a mais (ida/volta), mas cheguei embaixo de chuva na padaria pão perfeito, tirei a selfie e pedi salgado e bebidas na porta, pois entrar cheio de lama na padaria seria deixar rastros de lama, sacanagem com o pessoal da limpeza, mas fomos bem atendidos! Não demorei muito e já sai sentido pc3 com mais dois Randonneurs, na chuvarada mesmo, e a bike já estava um nojo, rs.

  • Pc3 - Lagoinha (km 156), um pouco de asfalto para refrescar o pedal, mas claro, a terra estava ali esperando, barro, lama e subidas, bela combinação de problemas, o câmbio dianteiro travou de tanto barro, a corrente gritava, lama e chuva a lubrificação acabou rapidamente, e então com 100 km ouço um barulho, quando inspeciono a bicicleta eu encontro um raio quebrado, o que fazer? Havia levado a chave de ferramentas e tentei resolver, pois o pneu estava pegando no quadro e travando, logo fiquei sabendo que o PA (ponto de abastecimento) O Pescador, estava perto, segui até lá do jeito que estava, chegando lá, pedi um salgado e bebidas, o pessoal lavando as bikes, a chuva estava dando trégua aqui, lavei a bike, liguei para um amigo e pedi instrução de regulagem dos raios para compensar e centralizar a roda, afinal tinham 200 km adiante, fiz o que pude, não ficou bom! Lubrifiquei a corrente e sai pela estrada, o barulho incomodava, e roubava energia, adiante o trecho era de terra, entrei e parei no ponto de ônibus coberto, decidi sair dali só com a centralização feita, com calma consegui ajustar, então voltei para a terra com calma e observando, até que percebi estar sem problemas mas cuidando para não bater em buracos,  cheguei em São Luiz Paraitinga, peguei hidratação e sai, asfalto, ufaaa, com calma segui e cheguei no PC, foto, padaria pra comer esfihas, hidratar e descansar um pouco, mas rápido claro, sai depois de um grupo.
  • Pc4 - Placa 7 Voltas (km 179), saindo do PC 3, logo entramos na terra, mais batida, sem tanta lama, a bicicleta já não respondia todos os comandos direito, fui administrando, muita coisa acontecendo, comer, beber e cuidar da bici, ah, e o tempo, afinal 20 horas pra fechar esse desafio, cada parada conta contra você mesmo! Seguia, onde dava eu conseguia andar melhor, com pista mais estável já deixava a bici evoluir mais e o freio gritar menos, assustava ouvir o freio acionado, sério, parei no PA Amarelinho, rachei uma tubaína com a Helena Coelho e seguimos (a conheci ali e andamos alguns trechos, normal nestes desafios), um trecho de asfalto ajudou a chegar na placa, já estava escuro, foto zumbi tirada e segui, mais adiante, mesmo cuidando, outro raio estoura, dobrei o raio, o pneu voltou a pegar no quadro, mas sem tempo e energia, segui, pedalei em pé e inclinando o corpo para frente para aliviar peso e pressão na roda traseira, muitos kms assim na terra e em asfalto ruim, até chegar na rodovia Carvalho Pinto, mais liso e puder pedalar sem tanto stress, agora é seguir até o pc5, ufaaa.

Pc5 - Portal Santa Branca (km 277), para chegar aqui, na rodovia seguia a noite, com todas as luzes ligadas e colete refletivo, gerenciando energia e tempo, sabia que o asfalto ajudaria, mas as subidas estavam lá, sem vento pra ajudar ou atrapalhar, a meta era seguir, mas o sono bateu, fiz pequenas metas, pegar água no posto Olá, Check, energia do corpo no fim, meta Posto Frango Assado, Check, comi hambúrguer, sunday de morango e soneca de 10 minutos ao relento, segui, segui e segui, renovei as forças e o sono sumiu, na entrada para Santa Branca já fiquei mais feliz, contando subidas e o portal chegou, foto zumbi 2, e segue...


Pc6 - Guararema (km 300 - final), no portal, encontrei novamente a Helena, e vi que para a chegada iria pegar trecho de terra, pela memória do local, só que não, asfalto novo onde era terra, delícia, ufa, mas não seria fácil, o relógio não perdoa! Fui gerenciando tempo, força e a bici, pois o pneu seguia raspando no quadro, ansioso a cada curva e mini subidas, estralos na bici, corpo judiado, esticava e alongava para tirar o stress do corpo, barro em tudo, e a meta da chegada estava cada vez mais perto, últimos kms e acelerei, ia ser na régua, no laço, cheguei com 10 minutos de sobra, foto zumbi 3, apresentei minhas selfies para homologar o Brevet, e deitei no banco de madeira lá no fundo da pousada, o corpo não tinha alma, a pizza chegou mas a fome era inibida pela ansia, demorei um pouco para voltar a si, banho e um pedaço de pizza com coca, foi a conta, bora dormir e recuperar, até a próxima com #RMC #TVTF

Tive a oportunidade de rever amigos e fazer novos amigos, esses brevets são fantásticos, agradeço aos amigos pela torcida. Feliz em estar com este grupo! Parabéns a todos pelo desafio!!


encontre o erro, rs


não parece muito, mas é o troféu da conclusão do desafio pessoal


pc 5 - cara de acabado mesmo
pc4 - placa 7 voltas a lá zumbi


pc3 - Lagoinha

Aqui o primeiro raio, no bar do pescador

registro da chuva e lava em Paraibuna

pc2 - Padaria Pão Perfeito

pc1 - Salesópolis


Nenhum comentário:

Postar um comentário