segunda-feira, 26 de novembro de 2012

"Zangões" Mevilela na 12o Serra de Campos - 25/11/12

Esta foi a minha primeira prova de ciclismo!


O Mauro foi um dos responsáveis pela minha participação nesta prova e inclusive na primeira prova de ciclismo, pois ele sempre falava da prova e dos percursos, treinávamos subidas na USP ou Romeiros e ele comentava da prova, até que me convenceu a participar, eu fiz a inscrição mas não tinha uma bike road/speed pra fazer a prova, pois atualmente eu tenho uma TT e este modelo não pode participar de provas de ciclismo, pensei em pedir emprestado para o Rogério a minha antiga speed vicini com grupo sora, pensei em pedir emprestado outra minha antiga speed caloi strada com grupo sora para o Victor, alguns amigos me ofereceram suas speeds pra eu fazer a prova, mas recusei e eu decidi fazer a prova de MTB, sim, MTB, pois como tem 15k de subidas ela é até adequada pela relação de marchas, fiz um Upgrade nela, já postado aqui no blog e fui para a prova tranquilo, haviam outras MTB na prova, fiquei ainda mais tranquilo.

Comparativo MTB x Speed (Prós x Contras):

MTB - 15kg x  Speed - 9 ou 10kg;
MTB  - aro 26" x Speed - aro 700 (circunferência maior);
Speed  tem aerodinâmica para velocidade e estabilidade em curvas;
MTB não tem, é robusta e bruta, kkkk;

Sábado:
Bem, me hospedei em Sto Antonio do Pinhal na véspera da prova, passeamos com a família na Cidade, que é pequena mas aconchegante, com restaurantes simples e outros sofisticados, mas com preço justo, fomos até Campos passear também, compramos alguns chocolates, guloseimas em geral, comemos alguns aperitivos e voltamos para a Cidade, jantamos com as famílias do Alem e Mauro e voltamos para a pousada e era hora de relaxar e dormir pré-prova.

O tempo estava ruim, chuva e garoa sem parar e a previsão para o Domingo, dia da prova, era de chuva e frio também, não levei corta-vento ou capa de chuva, só manguito, mas deu tudo certo.

Domingo:
Acordei as 6hs, na verdade nem dormi direito, ansioso pré prova, encontrei o Man, Rimar, Bacana, Toninho e Jeff na recepção da pousada, eles saíram da Capital as 4hs da manhã para chegar pra prova, pegamos as camisas de ciclismo novas e subi para distribuir para o Mauro e Alem, comi algumas coisas no café da manhã e já me troquei, desci com a bike e segui para a largada com o Mauro e Alem para encontrar com os demais. Fazia um pouco de frio e garoa, mas o tempo havia melhorado em relação ao sábado/véspera.

Na largado todos juntos, com boa vibração para a prova, todos da Mevilela de bike speed e eu de MTB, apenas torcia para não furar meu pneu, pois iria me atrasar ou até me tirar da prova.





Foi dada a largada, um enorme pelotão de ciclistas saindo pelas ruas da Cidade, acho que uns 800 ciclistas, no início todos devagar, por conta da rua estreita e no decorrer do trajeto algumas paradas ou redução brusca de velocidade por conta de barro, terra, areia e buracos na pista, acho que foram uns 3 km assim, perdemos alguns minutos com essas reduções e paradas, mas era para a segurança de todos, logo vieram as subidas e os pelotões já começavam a se dividir.


Eu seguia uma hora o Mauro ou o Alem ou o Jeff para eu ter uma ideia de ritmo e tentar ficar junto, afinal foi a minha primeira prova, como tinha muita gente o Toninho e o Rimar sumiram pra frente, o Man acho que ficou um pouco atrás, era difícil ficar em grupos, muita gente mas eu segui pedalando e acabei ficando perto do Mauro por uns bons quilômetros, eu ia conversando com ele, brincando as vezes, ele me passava e eu passava ele, RS, eu realmente estava me divertindo na prova, as vezes brincava e puxava assunto com outros atletas, descontraindo um pouco e seguindo no pedal ladeira acima. A vista a cada curva e subida era mais impressionantes, havia muita neblina, árvores gigantes, barrancos, víamos lá de cima toda a cidade e os enormes vales, realmente a prova é linda, porém difícil e técnica. Em alguns trechos a neblina refrescava, não chovia efetivamente mas a pista estava molhada e escorregadia, eu ia com cautela nas descidas, mas nas retas um tirava a diferença.

Após algum tempo me vi sozinho, ou seja, sem nenhum ciclista "zangão" da Mevilela ao lado, frente ou trás, então segui pedalando e conversando com outros atletas, após uma enorme subida, onde os ciclistas subiam fazendo zig-zag eu encontrei o Bacana, era o primeiro Mevilela à frente, então já anunciei minha presença e seguimos juntos até o final da prova!

A partir deste re-encontro eu me diverti ainda mais, pois além de algumas subidas tinham pequenas descidas rápidas e curvas, eu seguia o ritmo do Bacana e as vezes ele me seguia, mas quando apareceu a placa - "faltam 3 km" eu tive duas sensações: 1 - Já acabou? ; 2 - É hora de ir com tudo para a chegada!.

Ele foi na frente, descendo e fazendo curvas fortes e eu há uns 100 mts atrás, descendo rápido mas sem perder ele de vista, eu também ultrapassava alguns ciclistas na descida e ele mandando bem no pedal e ultrapassagens, quando acabaram as descidas com curvas pegamos um pouco de reta com curvas planas e iniciamos um pedal mais agressivo, os caras de speed seguiam a trilha seca e eu me jogava nas poças e lama pra ultrapassar ganhar posição, haviam alguns pequenos grupos de ciclistas à frente, eu logo agitei gritando e anunciando que estávamos passando, avisei pra ele que eu estava passando a esquerda e ele logo veio na roda e seguimos até a chegada, foi uma chegada emocionante com direito a um sprint alucinante de 1 km e fechamos a prova juntos!

Meu tempo oficial foi de 02h:03m:20s - 60o colocado na minha categoria M30-34;

Não demorou muito e o Mauro chegou, depois o Jeff, Rimar, Alem, Man e Toninho.

Parabéns à todos os atletas/ ciclistas e aos 8 "zangões" Mevilela pelo desafio e pela chegada, uma prova técnica e bem difícil!

Vi muitos pneus furados, uma queda na subida e fiquei sabendo de outras quedas em descidas, nesta prova há tempo de corte e se você se atrasar ou se distanciar dos grupos a organização poderá tirá-lo do percurso e será desclassificado.

De MTB me dei bem!

Abs,
                                         concentração dos ciclistas - 1

                                         concentração dos ciclistas - 2;
                                         largada - 1;
                                         largada - 2;
                                         largada - 3;
                                          largada - Toninho (canto esquerdo);
                                         largada - Bacana (canto esquerdo);
                                         largada - Rimar (canto esquerdo);
                                         largada - Eu (canto esquerdo);
                                         largada - Eu - indo...;
                                         largada -  Man - indo...;
                                         largada - Mauro, Alem e Jeff - indo...;
                                        Altimetria da prova - Para o alto e avante!!!;
                                    
                                         chegada - Bacana e Eu (oculto ao lado dele);
                                         Eu, medalha, bike MTB e feliz!
                                         Trio "Zangões" Mevilela Team;                                       
                                         Bikes - Minha, Bacana e Mauro;
                                         Chegada - Man - Feliz!;
                                         Kit pós prova - Muito barro e sujeira;
                                         Medalha comemorativa! + 1 pra coleção e é a primeira de ciclismo!

Video das chegadas de alguns "zangões" Mevilela Team:

Nenhum comentário:

Postar um comentário