quarta-feira, 23 de outubro de 2013

2a Cicloviagem até Aparecida/SP_19/10

Após uma semana do Short Triathlon, esta vez foi o final de semana de uma linda cicloviagem!

Eu já havia feito tal viagem de bicicleta, porém havia sido de noite e com muita chuva e frio, desta vez foi pela manhã, bem cedinho, um pouco de frio mas nada de chuva e grandes problemas.

Bem, o convite veio do grande amigo Anderson, aceitei é claro, ele convidou mais uns amigos, porém somente mais um conseguiu ir conosco, neste caso o Ronaldo. Logo somos três! Três "bicicleteiros", kkkk

foto da saída do Shell Ayrton Senna;

Eu nem dormi direito na véspera (18/10), de sexta para sábado (19/10), acordei as 3 hs e fui para a casa do Anderson, deixei o carro lá, esperamos o Ronaldo, que chegou no horário marcado (04:30) e fomos juntos de carro para o posto Shell da Rodovia Ayrton Senna, lá tomamos um café básico, arrumamos as bicicletas (eu e o Anderson de speed e o Ronaldo de MTB aro 26), conhecemos neste mesmo momento o Paulo, que iria sozinho até Aparecida, logo ele se juntou a nós, com sua MTB aro 29. Combinamos as regras, andar juntos e um suportando o outro, tudo certo, fotos daqui e dali e subimos nas bicis rumo a estrada as 7hs.

O tempo estava nublado, um pouco frio pelo horário e pelo tempo, todos bem agasalhados, com hidratação, alimentos e reparos de câmara, tudo tranquilo, a cada 1 hora de pedal parávamos pra comer, hidratar, tirar fotos e descansar por 5 minutos. Seguimos este cronograma até chegar ao Frango Assado na rodovia, até lá já havíamos pedalado uns 60 km em 2h:30m de pedal e no acumulado umas 3hs, saimos de volta ao pedal as 10h e poucos, paramos só pra comprar água e descansar, tipo os 5 minutos, o sol já estava  fazendo seu trabalho, reforçamos o protetor solar, tiramos as blusas e bora pedalar mais e mais, deste ponto até a Catedral seriam mais 95 km...

km 55, parada pra abastecer;
          parada no Frango Assado, km 60;

...a pior parte do pedal seria pegar a rodovia Dutra, pois é uma via com menos pista e em alguns lugares não há acostamento, fazendo com que a gente fique mais atento ao trafego de veículos pra passar estes trechos, na Dutra seriam apenas 50 km, porém tensos por conta da característica da via. Em um dos trechos da Dutra o pneu do Ronaldo furou de vez, tivemos que parar, foram 3 fiapos de arame, câmara trocada e tudo resolvido, voltamos para a estrada. O meu pneu e o do Anderson havia furado bem antes, também substituímos as câmaras e voltamos ao pedal, todos paramos para se ajudar ou só tirar sarro um do outro, claro, kkkkk.

só faltam 60 km?!!!!

Ainda na Dutra, creio que faltavam 15 km pra chegar à cidade de Aparecida, passou um caminhão que levantou muita poeira, essa poeira entrou no meu óculos e algumas partículas de poeira se alojaram no meu olho esquerdo, fiquei bastante incomodado, tive que parar a bicicleta e molhar a vista, mas naquele momento não adiantou muito, como eu avisei o pessoal que estava tudo tranquilo, eles continuaram pedalando, aí tive que continuar e alcança-los mesmo com a vista irritada, fiquei assim até o dia seguinte, onde lavei com soro fisiológico regularmente e a irritação passou, usar óculos é importante pois houve um momento onde uma abelha topou de frente na lente, imagina o estrago que faria sem estar usando uma proteção, também levei uma picada de abelha no braço direito, outra abelha atravessando a rodovia, kkkk, irritou e inchou um pouco, ah, essas abelhas...

Chegando à cidade de Aparecida, fomos à uma pousada de frente a rodoviária, tomamos banho (R$5/pessoa) e guardamos as bicicletas neste local (sem custo adicional), compramos as passagens de volta (R$32), fomos até a Catedral assistir a missa das 19hs, jantamos uma deliciosa pizza (Pizzaria do Augusto- 400 mts da rodoviária) e voltamos para a pousada pra pegar as bicis, o ônibus chegou as 21h:10m, guardamos as bicis no porta malas e embarcamos. Chegamos no tiête as 24hs, pegamos metrô, cada um para o seu destino, no meu caso fui até a casa do Anderson, peguei o carro e voltei pra casa!

A tradicional foto da placa de 1 km para chegar à cidade de Aparecida;

Esse tipo de cicloviagem não tem preço, poder fazer o que gosta, curtir a natureza, rodovias, unir os amigos, conhecer pessoas, ver coisas que de carro não se vê, valorizar às coisas simples da vida, enfim.

Pretendo repetir tal cicloviagem todo ano e como é de costume, em Outubro se possível, ou até o final do ano.

quase 5 mil calorias queimadas;
quase 160 km percorridos;
quase 7 horas de pedal;
quase 9 horas de viagem;

Obrigado amigos por mais esta experiência!