segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Short Triathlon - Retorno às provas

Tive apenas duas semanas pra treinar, apenas 4 treinos de piscinas, 4 treinos de corrida de rua moderado e acho que apenas 2 treinos de ciclismo, o ciclismo não me preocupava tanto...

O motivo de eu ter adiado esta prova para este mês de Outubro foi que a organização alterou 3 vezes suas datas da etapa final, previsto para Dezembro e depois para Novembro, e a data final caiu no mesmo dia da copa VO2 de ciclismo, que irei participar, aí eu tive que adiantar minha prova de triathlon, não teve jeito.

Mesmo sem estar 100% condicionado, pois nos treinos de corrida meu bpm estavam altos em relação ao que eu tinha antes, não estou tão veloz como antes, falta fôlego, falta perna, o corpo reclama, isso se justifica por eu ter me tornado, obrigatoriamente sedentário, nos últimos 8 meses de recuperação da tíbia, e por isso as últimas 2 semanas foram sofridas durante os treinos de corrida de rua!

Em um dos treinos de corrida de rua, eu senti o esporão/ tendão de aquiles no pé esquerdo, no início da corrida apenas doía e depois que aquecia já não doía mais, entendi que é um inflamação e estou tratando com gelo e fortalecimento, o fortalecimento já faço na academia.

Bem, apesar de tudo isso, me senti bem para fazer a prova, logo arrumei as coisas na véspera, acordamos cedo no Domingo e fomos para o Guarujá!

Chegamos lá bem há tempo de pegar o kit, entrei no área de transição, arrumei as coisas, revisei tudo, simulei o que iria fazer e as sequências, para minimizar erros no momento da transição, etc, pneu da bike calibrada e câmbio regulado, hidratação na bike e gel na bermuda, sapatilha, meia, tênis, viseira, tudo em ordem!

Fomos para a praia ver a largada do masculino geral, pois eu competi na categoria MTB, a minha largada era um pouco mais tarde e posteriormente seria a largada da categoria feminina.

Com o tempo ótimo, sem muito sol, temperatura agradável, o mar mega gelado, nadei só de bermuda, mas sabia que após 100 metros já esquentaria o corpo e foi assim mesmo.

Alinhamento no curral, alguns segundos e foi dada a largada, dentro do horário, saí do meio para o final do grupo, evitando assim possíveis toques, chutes, socos, etc, nadei tranquilo e foquei nadar boia a boia, evitando assim a ansiedade de terminar todo o percurso, hora eu seguia alguns atletas, hora me seguiam, visualizava fácil as boias, algumas ondas/ marolas quebravam do lado esquerdo do rosto, incomodava um pouco mas foquei nos objetivos, boia pós boia, chegando na segunda e última boia, retornei e segui em direção à praia, visualizava apenas os guarda-sois, segui alguns atletas também, chegando mais perto do final eu já conseguia visualizar as bandeiras da organização, saí bem da água, não sou um bom nadador e devo ter saído entre os últimos, com 18 minutos e poucos segundos...rs.



Chegando na transição, a minha MTB estava bem na entrada, foi tranquilo, sequei os pés, vesti a meia e calcei a sapatilha, vesti o capacete, coloquei a cinta de bpm, garmin, peguei a bike e fui correndo para a saída, passei a linha que permite montar na bike e vi que a corrente estava solta na parte da frente, já coloquei o dedo na corrente e arrumei rapidinho, montei na bike e saí pedalando...já me hidratei e pedalei muito, ultrapassei vários atletas da minha categoria, pois a maioria já estava 1 volta ou 2 à minha frente, uma vez que meu tempo de natação é ruim, pedalei atrás do prejuízo, como sempre, rs...no pedal foi tudo bem, fechei em 40 minutos, incluindo a T1;


Já desmontado e entrando na transição para a corrida, peguei um pouco de trânsito, 2 atletas à minha frente se enroscando com as bikes, segui pela direita e saí desta confusão, mas quando cheguei no meu local pra fazer a T2 eu não achava minhas coisas, os staffs colocaram minhas coisas no cesto e eu me perdi, fiquei uns 20 segundos procurando, parecia uma eternidade, mas consegui, calcei logo o tênis e peguei a viseira, vi que tinha um atleta de MTB bem perto, puxei os 2 km iniciais, abaixo de 5 minutos, depois não vi mais e relaxei, porém no meio do km 3 o esporão começou a incomodar, tive que diminuir o ritmo, terminei correndo e mancando, no final, já perto do tapete um atleta me alcançou, eu percebi a aproximação e tentei dar um sprint, faltavam menos de 2 metros e ele me disse pra eu ir tranquilo, um belo exemplo de atleta, e também acho que ele percebeu que eu estava com dificuldades e talvez não valesse a pena tal esforço no final, a nossa diferença foi de apenas 2 segundos, fiz a corrida para 22m:42s;

Pra mim, mesmo com tanta dificuldade, problemas antes e durante a prova, essa foi a melhor, pois consegui fazer meu melhor tempo neste tipo de prova, superei obstáculos e me diverti bastante, é isso que importa.

Meu tempo foi de:

00:18:23:680 natação
00:40:20:390 ciclismo
00:22:42:470 corrida
01:21:26:540 total
7o colocado (11 atletas)

Veja a sequência da chegada, que bacana!









Parabéns à todos os atletas e a organização da YPS!

Abs,

Nenhum comentário:

Postar um comentário