quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Long Distance Pirassununga - Equipe Mevileta Reveza TRI foi 4 colocado!


Conforme prometido, aqui vai o post sobre a prova de triathlon de Pirassununga, neste caso recordo que fiz revezamento, ou seja, apenas pedalei mas irei descrever as sensações que tive e percebi dos meus parceiros de prova.

Acordamos as 4:45 da manhã, meu quarto seria o QG para o café da manhã, descobri depois que poderíamos ter usado a estrutura do hotel, mas sem problemas pois dali iríamos sair de mala e cuia para a prova e agilizou a arrumação de tudo na hora da saída, ficamos há uns 20 quilômetros da prova por não encontrar local mais próximo, sem problemas quanto a isto. Todos bem alimentado era hora de ir para a prova, saímos as 6hs em ponto do hotel, chegamos lá com tranquilidade já que a área de transição só fecharia as 7h:50m.

Fui para a área de transição mas não encontrei a placa do nosso número de inscrição (607), chamamos o staff e reclamamos, aí foi autorizado eu pendurar a bike em outro número próximo, arrumei a bike e a mala com os itens para a prova e para o retorno do pedal, fui dar uma volta com a Tathi-esposa que iria nadar e com o Luis que iria correr, quando voltei para a área de transição pra guardar alguns itens da Tathi percebi que apareceu um novo cavalete com os números do pessoal do revezamento, inclusive o meu, aí reposicionei a bike e fiquei mais tranquilo.

Bem, ficamos todos lá na área da natação, acompanhei a ansiedade da Tathi e da Ligia, o professor Emerson também estava lá nos apoiando e orientando, também estavam presentes o Gustavo e o Valter que iriam fazer a prova full, assim como a Ligia. O Emerson e o Rimar haviam feito o short triathlon no dia anterior.

Todos entraram na água/ lago para aclimatizar o corpo, por incrível que pareça a água é morna, por isso o uso de roupa de borracha é proibido nesta prova.

A largada foi dada as 8hs para o masculino e 8h:07m para o feminino e revezamento, todos da Mevilela aguardaram +/- 1 minuto para entrar na água, evitando assim possíveis atritos com outros atletas, chutes, socos involuntários.

A Tathi e a Ligia saíram bem, porém percebi que nos 200 mts iniciais ambas não haviam encaixado o ritmo de braçada e respiração e começaram a nadar de costas, peito e outros estilos até se concentrarem e retornarem a fazer o que haviam treinado muito nas academias e em provas intermediárias, isso prova que mesmo estando treinado algo pode sair do nosso controle, só não é bom se apavorar e perder o controle, foi isso que elas fizeram, retomaram o controle e voltaram para a prova.


A distância da natação foi de 1.900 mts, sendo 2 voltas nas boias, tendo que sair da água, correr na grama e voltar para a água novamente, o garmim registrou 1.770 mts e o tempo da Tathi foi de:
Natação
00:49:29
T.1
00:01:30

T1 - tempo de transição, saída da água e corrida até a área de transição das bicicletas;

Acompanhei do lado de fora, é claro, a Tathi e a Ligia na primeira volta, depois já fui para a área de transição me preparar para o pedal que logo aconteceria assim que a Tathi me entregasse o chip.

O Emerson e o Luis me avisaram que ela havia saído da água e eu fiquei acompanhando-a no visual, ela chegou, eu peguei o chip, parabenizei-a pela natação e tempo, coloquei o chip no tornozelo e segui para pegar a bike.



A saída da bike é em uma subida, e em menos de 10 metros já tem um zig-zag de cones para registrar o tempo do chip, clipei a sapatilha no pedal e subi com marcha leve, fiz o zig-zag e já saí pedalando, a minha meta era passar o maior número de atletas e chegar no atleta de revezamento misto que havia saído há uns 5 minutos. Logo encontrei a Ligia no caminho, dei um Oi e segui pedalando, a primeira volta fiz forte mas com cautela pois seria de reconhecimento já que seriam 4 voltas. O circuito tem 22,5 km, em alguns pontos eu estava há 40 km/h, sem exagero e sem muita força, sabia que um pouco era do vento a favor e todos teriam o mesmo favorecimento, logo eu aproveitei tudo que podia e forcei o pedal subindo a média o quanto eu podia, a maior parte do pedal (volta 1, 2 e 3) consegui manter a média de 35 km/h, havia local com reta, subida, descida, campo minado (um trecho com muito buraco e pinturas ao redor e marca de X perto), uma lombada enorme que fez meu guidão entortar na primeira volta (a inclinação ficou negativa), depois comecei a pular essa lombada que era bem alta, na segunda volta parei por 2 minutos e o pessoal da shimano apertou meu guidão/mesa e eu continuei o pedal despreocupado.

Há, lembra do cara do revezamento? Passei na primeira volta, bem no início, ocorre que bati um papo com ele antes e descobri que ele está começando no triathlon, mas já havia feito AUDAX 300, o que é bastante, porém fez essa prova de bike road e eu de TT, uma grande diferença de aerodinâmica e rendimento em circuíto longo ao meu favor. Com a minha meta batida era hora de pedalar forte, o quanto eu pudesse e conseguisse, assim aumentando a diferença de tempo para ajudar minha equipe no momento da corrida de 21 km.
Como dito, eu só faria a parte do ciclismo, então eu abusei do pedal, coisa que eu não faria se tivesse que fazer a prova full, por isso acabei passando meus amigos Gustavo, Valter e Ligia no pedal deles, que álias fizeram uma excelente prova!

O vácuo era proibido, distância mínima de 7 metros, em alguns pontos tive que tomar decisão entre atacar ou frear para não ser penalizado ao entrar na zona de vácuo, a maioria das minhas ações foi de atacar, e as vezes tive que atacar na subida tendo que ultrapassar 3 ou 4 atletas seguidos, pois eu saia de uma zona de vácuo e corria o risco de entrar em outra, estes momentos foram complicados e exigiram bastante da perna e pulmão no sprint, rs, mas deu tudo certo e por isso a média ficou boa, mesmo eu sendo amador havia bastante moto staff para verificar se havia pelotão ou alguém no vácuo.


Concluí o pedal como eu queria mas sempre pensamos que poderia ser melhor, quem sabe na próxima né?!

Bem, foram 90 km em 4 voltas e o resultado foi:

Ciclismo -Km/h Cicl. -T.2 
02:37:58           34.18             00:00:50

Tempo e detalhes do Garmim, infelizmente ele desligou 2 vezes e perdeu o sinal do GPS, mas já dá pra ter uma ideia do circuíto e velocidade:

http://connect.garmin.com/activity/408478629


Cheguei e entreguei o chip para o Luis, fiz questão de colocar o chip no tornozelo dele, percebi a apreensão dele para sair logo pra correr e fazer o tempo dele, havia uma previsão de 2 horas, já seria o recorde dele em 1/2 maratona. O tempo estava bom, sempre semi nublado, com sensação de umidade e pouco sol, isso ajudou tanto os corredores quanto os ciclistas, mas voltando ao Luis, ele saiu disparado, subiu a rua bem e logo entrou no ritmo para não quebrar. Fomos lá para a parte de cima da prova, onde estava o pórtico de chegada, ficamos aguardando o Luis passar após os 11 km iniciais, neste meio tempo caiu um pouco de chuva para refrescar o ambiente, logo o Luis passou todo contente e focado na prova, focado no seu PACE, mas também preocupado em bater o tempo previsto, segui adiante se perder o foco, ficamos ali só na expectativa da sua chegada, fizemos a previsão de tempo mas para nossa surpresa ele baixou 3 minutos do planejado!




Conclusão, chegamos todos juntos no pórtico e cumprimentamos uns aos outros, pois como equipe cada um teve sua participação e sua responsabilidade, todos fizeram seu melhor e tivemos um ótimo resultado!

O tempo do Luis foi de:


RitmoTempo Corrida
01:57:25   00:05:35   05:27:12
Para mim valeu muito o presente dos meus amigos e da namo-esposa, conheci mais uma prova e participei com satisfação e foco, concluí mais um objetivo, colaborei com a equipe e todos ficaram felizes pela experiência que tiveram.



Ficamos em 4 lugar na categoria Revezamento Misto com o tempo de: 05h:27m:12s


Por problemas técnicos, não fomos chamados no pódio, eram 5 equipes com a nossa, porém a equipe que ficou com o 5 lugar pegou nosso troféu (sem saber) e acabamos pegando o troféu deles para não ficar sem nada, já que todos haviam ido embora até descobrirem o erro técnico e fazerem a correção, mas o importante é que sabemos do nosso resultado oficial/ correto no site da organização está postado o correto, em breve chegarão os adesivos de 4 lugar e é só colar o novo/ correto.

Agradeço à equipe Mevilela, amigos e família pelo apoio e suporte!

Parabéns ao Gustavo e Ligia pela dedicação e excelente resultado no Long Distance, Emerson e Rimar (primeira prova) pelo desafio e conclusão do short triathlon! Equipe Mevilela TRI é demais!

*mais fotos em http://www.mevilela.com.br

Abs,

Nenhum comentário:

Postar um comentário