sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Resultado da CopaVO2 10/11/2013

Até aqui a prova seria muito boa, o sol nascendo e dando as caras de que seria um belo dia para se pedalar...

O sol nascendo> indo para a prova (estrada);
 Chegamos na Pousada e encontramos mais um Zangão Mevilela, todos preparados para ir para o local da prova (São Bento do Sapucaí);

Pegamos uma estradinha até a lá, acho que foram 35 km, chegamos faltando 20 minutos para a largada, já descarregamos as bicicletas do carro, colocamos os chips na sapatilha e no garfo da bike, adesivo do número de inscrição no canote, gel no bolso, capacete na cabeça (claro, kkkk), gps ligado, maior correria pois o locutor a toda hora anunciava o início da prova, trancamos o carro e fomos para a largada, poucos atletas por lá, creio que devido à mudança do percurso...

Dada a largada as 9 hs em ponto, porém o tapete de início só estaria há 5 km dali, no início era tanta bicicleta e pouca rua que íamos empurrando a bike como se fosse patinete, até aí tudo era festa!

Logo no início uma subida curta porém bem ingrime, seguíamos pedalando e subindo algumas ruas, horas apenas retas e pequenas descidas, afinal eram os 5 km iniciais, logo chegou o tal tapete de início, um tapete minúsculo que até comentaram que o da casa de alguns seria maior, kkkkk, ocorre que quase 400 atletas teriam que passar por ele e o bendito só tinha uns 2 metros de largura, virou aquela muvuca pra registrar o chip ali, todos se apertando pra passar, antes disso vinhamos embalado e todos tiveram que parar derepente por conta do tal tapete, alguns ciclistas se enroscaram, mas tudo deu certo no final.

Após o capitulo do mini tapete seguimos pedalando, e as subidas começaram a aparecer, no início já veio uma bem cabulosa, desesperadora, subi pedalando uma parte, tive que me render para poupar o fôlego, pernas e pulmões e me uni aos demais atletas e aos meus amigos que ali começaram a empurrar as bikes, sem vergonha de ser feliz, eu até tentava animar o pessoal, hora com a minha buzininha, hora com comentários para animar a galera e puxar papo, no entanto eu mau tinha noção do que teria pela frente ainda, apenas sabia que seria difícil, então resolvi aproveitar e me divertir, sem pensar no sofrimento do percurso ruim.

Seguimos entre pedalas e caminhadas nas subidas que surgiam a cada curva, vez em quando eu cansava de caminhar e aí subia na bike para fazer um sprint nas pequenas subidas/ ladeiras, era como pequenos desafios já que todo ele não seria possível pedalar mesmo.

O sol castigava à todos, posto de hidratação foi aparecer bemmmmmm loooonnnnnge, não sei qual km, mas pelo trajeto difícil deveriam ou ter antecipado alguns km´s ou terem colocado mais postos.

Apesar da tentativa de distração e de divertir o pessoal o clima ali estava tenso, todos reclamando muito do trajeto, empurramos as bicicletas por muito tempo, e não foi falta de treinamento, condicionamento, etc, e sim porque o trajeto é mesmo intenso de mega ladeiras com inclinações fortíssimas, pôde se perceber isso por conta de mountain bikers que ali estavam empurrando suas bikes, que possuem relação de marchas apropriadas para tal desafio, imagina nós que estávamos de bike road.

o que passou (subidas e mais subidas); como chorar não adiantava eu preferi sorrir;
 mais subidas e a galera empurrando ou fazendo zig-zag;
 pausa para foto; só desci da bike pra tirar foto!!! kkkkk
 mais subidas, a galera teve que empurrar mais e mais (eu também é claro);
    subidas para subir;

Bem, vencido o topo da Serra, era hora de subir mais e mais, kkkkk, sim, o topo não era o topo, kkkk, tinha ainda mais pra subir, porém aí já conseguíamos pedalar e curtir a prova, depois vieram os 10 km finais, aí sim começou a diversão, pois eram descidas mega rápidas, porém com curvas fechadas e acentuadas, alguns atletas não fizeram as curvas e se esborracharam nos barrancos, com direito a regaste de ambulância ou primeiros socorros, tudo isso era percebido enquanto descíamos em alta velocidade, como eu não tenho prática em descidas me contive com velocidades entre 50 e 65 km/h, com as mãos na parte debaixo do guidão e dedos nos freios o tempo todo.

subida de serra, constante mas menos ingrime; um dos poucos pontos pra se curtir o pedal;

Nesta prova começamos e terminamos todos juntos, um puxando o outro, estávamos sempre à vista um do outro, exceto no finalzinho por conta de uma pequena Serra e os 10 km finais, porém reduzimos o ritmo e nos encontramos pra chegar juntos ao final.

Valeu equipe Mevilela Zangões Biker´s;

enfim chegamos, hora da foto;
foto da realização do desafio e uma homenagem especial ao meu amigo que se foi nesta semana Julio Mineo Nagaoka (usei uma tarja preta do lado esquerdo do peito);

as magrelas na sombra, pós prova;
                                         a medalha tão suada pra conquistar, essa vale ouro;

Resumo da prova: o circuito é para empurrar a bike e não para pedalar efetivamente (exceto para algumas mtb), faltaram mais pontos de hidratação, o horário da largada foi tarde (9hs), se fosse entre 7h e 8hs estaria ótimo, apenas uma pista liberada para os ciclistas, havia fluxo de carros, pouco mas havia, e em alguns momentos estávamos na mega subida fazendo zig-zag e aparecia uma moto do staff ou veículo e atrapalhava o ritmo e por fim a tradicional mudança do percurso uma semana antes da prova.

Sou amador, fui e tentei me divertir, mas até pra isso tem que ter preparo físico e um bom psicológico pra não desistir.

O tempo dos três foram igualmente iguais, kkkk:

'14ª DESAFIO DA SERRA DE CAMPOS 2013' em 2 horas, 59 minutos e 55 segundos.

Parabéns irmão Pieragnoli pelo desafio e obrigado pela companhia em mais este evento!