domingo, 6 de novembro de 2011

"S" de? Short Triathlon e Superação!

Este foi meu 2º Short Triathlon.

No sábado (véspera) fui pedalar na USP, sai de casa, pedalei por lá e voltei pra casa, uns 40 km, depois fui com a família comer uma feijoada, fazia tempo que eu não comia, pois minha dieta estava bem regrada, ainda está, mas resolvi sair um pouco dela por conta da perca de peso na recuperação do acidente, e a noite fomos há um barzinho e lá só tinha comida boa, tipo aquelas bem oleosas, RS, não abusei, só belisquei, chegamos ás 23hs e fomos dormir. 


Acordei às 6h: 00m e às 6h: 30m pegamos a estrada rumo à São Vicente, chegando lá, deu para comer um pão na padaria e depois peguei o kit, emplaquei a bicicleta, pintei o número no braço e fiquei no T1 arrumando as coisas, vesti o neoprene e fiquei de bobeira com a Tathi rodando, fomos até o Clube Ilha Porchat e depois já fomos para a praia aguardar a largada da natação, antes dei um mergulho pra climatizar e ficamos aguardando.

As 9h: 30m toca a buzina, eu ansioso como sempre, mas com cautela fui um dos últimos a começar a nadar, comecei a nadar atrás do “cardume”, respirava frontal para ver o grupo e a bóia de retorno (valeu Man pela dica), logo em alguns minutos eu cheguei ao grupo e até dei umas braçadas nos atletas, até passei por alguns, mas não durou muito, pois meus óculos embaçaram e eu não sabia o que fazer, tive medo de afundar ao tentar tirar e limpar os óculos, enfim.

Mais um desafio para resolver! Aguardo dicas, RS.


Bem, sem saber o que fazer eu fui nadando e parava para tentar olhar o grupo e a bóia, o grupo seguia adiante e a bóia estava lá, boiando, RS. Faltavam 200 metros para eu chegar à bóia, havia correnteza e eu não enxergava nada, resultado, nadei em zig zag, entrei novamente em rota de colisão com o pelotão que já haviam retornado a bóia (igual ao 1º Short), eu corrigia a minha rota e seguia, mas com toda essa confusão o meu condicionamento dava sinais de limite, eu seguia dando braçadas, logo que retornei a bóia vi que eu estava entre os três últimos, sem problemas, continuei nadando, com dificuldade de visualização, corrente marítima fazendo eu “zig zaguear” no mar eu acabei saindo do mar em penúltimo. Saí andando, com sinais de cansaço, avistei a Tathi, e ela estava acenando pra mim na calçada, me incentivando (Obrigado!) e o pessoal da organização também (Obrigado!). – Não desanima, vamos lá, força!

Passei olhando a Tathi e tentando explicar o “problema” e fui correndo e tirando o neoprene, fiz o T1 com calma, tomei água, sequei os pés, calcei a meia e sapatilha, vesti o capacete, o garmin e a cinta com o número de peito, eu segui correndo para pedalar, na área de montagem eu consegui encaixar a sapatilha rapidamente, logo comecei a pedalar forte, busquei alguns atletas e pelotão à frente, continue firme e forte no pedal, o vácuo estava liberado, eu pouco aproveitei este benefício, mas alguns ciclistas ficaram no meu vácuo, eu estava quase sempre a 36 ou 38 km/h, a média do pedal deu 36 km/h com máxima de 48 km/h, percebi uns dois ou três ciclistas que não saiam de perto de mim, acabei pedalando da terceira até a sexta e última volta com os caras colados na minha roda traseira e vez em quando eu fugia no sprint pra passar pelotão ou algum ciclista, o legal é que eu e os caras de trás pedalávamos gritando, um incentivando o outro, na volta final um fugiu e o outro ficou 1/2 volta atrás. Conclusão, consegui recuperar a diferença de tempo ruim da natação pedalando, foi ótimo! Ah, e a bicicleta? Com pneus novos, selim novo e garfo carbono novo, se comportou muito bem, fiquei super seguro em pedalar forte com ela, fiquei muito contente com o conjunto!

Cheguei do pedal bem, com pernas sobrando, fiz o T2 tranquilo também, calcei o tênis e vesti o boné, saí correndo moderado e logo peguei o ritmo, na corrida também consegui passar o ciclista que havia fugido na última volta e também consegui chegar a outro atleta que conheci lá na transição, o Robinho de SJC, o encontrei no ciclismo, ele estava uma volta a minha frente, mas chegamos ao final da corrida juntos!


Ao final deste evento a minha conclusão é de que eu preciso melhorar as técnicas de natação no mar, treinar efetivamente no mar, pesquisar mais sobre técnicas e até criar saídas para eventualidades como ao dos óculos, melhorando a natação o meu tempo final irá melhorar! Resumindo, foi um ótimo tempo visto que eu retornei de 45 dias afastado, 4 kg mais magro e apenas uma semana de treinos.

Meu tempo no painel foi de 01h 27m, resultado extra-oficial, irei aguardar o tempo que será divulgado pela organização e postarei no quadro de medalhas.



Cada evento é único e aprendemos com a experiência!
 Valeu!

2 comentários:

  1. Parabéns Wilsey!!!
    Que prova emocionante e como disse, realmente de SUPERAÇÃO!
    Bom que tenha aprendido a ler e enetnder seu corpo. Sentiu que dava para aumentar o ritmo, com muita cautela, foi lá e mandou muito bem.
    Que venham novos desafios e logo mais, pode acreditar, o Ironman!!!
    Abração!

    ResponderExcluir