segunda-feira, 18 de junho de 2012

Maratona de SP - 2012

Como o amigo PC estava treinando para a Maratona, eu encontrei com ele no sábado na USP e disse que eu o encontraria em algum ponto do trajeto para dar uma força, gritar apoiando, correr algum trecho junto, etc, mas o que aconteceu foi o seguinte, no sábado eu estava desencanado, fui em uma festinha junina, comi algumas besteiras juninas e uma polenta, essa polenta foi importante, RS, Domingo acordei as 8hs, como a largada era as 8:30 eu me arrumei e sai correndo de casa até a ponte do Morumbi, lá já estavam passando os primeiros colocados da Maratona, ou seja, a elite, fiquei por lá e pensei comigo, o PC vai ter que passar por aqui, fiquei em um lugar alto e visível, tanto que eu encontrei vários outros amigos, mas o PC eu apenas o encontrei as 8:58, sai correndo ao lado dele, ele já havia corrido 2k até o trecho que eu estava esperando, fui com ele, lado a lado, controlando o PACE, ele não tem GPS e achei importante controlar a ansiedade e adrenalina dele, pois o final da Maratona é pesado e cansativo, toda economia de energia é importante, bem, fomos correndo, passando alguns atletas de 10k e 25k, mas consciente sempre, o PACE ideal era o de 5'50"/km, hidratação em quase todos os pontos, isotônicos e carbogel, seguimos a cada km sorrindo e comemorando a vitoria parcial, eu então decidi no km 15 que iria cumprir a Maratona com o PC, encontramos o Josival na rua Alvarenga, e lá eu certifiquei ao Josival que eu iria até o fim, bem, na minha cabeça eu já estava com este pensamento mas eu apenas esperava uma confirmação do meu corpo, RS, vi que era possível e então fui correndo e apoiando o PC, pensei que seria importante apoiar um amigo nesta primeira conquista de tantas que virão.

Ah, lembra da polenta, pois é, ela foi o meu carboidrato para a corrida, eu levei dois géis de carbo para repor na Maratona, mas também estavam dando carbogel na corrida, fui repondo e não senti fadiga ou muito cansaço. O dia estava perfeito, um pouco de calor e sol no meio da prova mas na maior parte da prova o tempo estava meio frio e buscávamos sombras para refrescar a temperatura do corpo, em alguns trechos eu conversava com o PC, sei que ele estava focado e treinou sozinho na USP, rodava desde cedo para estar bem para esta prova, eu ali do lado dele não sei se ajudava ou atrapalhava, mas achei importante conversar um pouco em alguns momentos para ele se motivar mais, fiz alguns filmes com o celular, em breve devo baixar os arquivos e montar um filme compacto, ele estava muito feliz e também confiante.

Bem, passamos dos 25k e voltamos para dentro da USP, parte do percurso, após os 25k é que os atletas teem maior problema, pois o cansaço e o corpo começa a reclamar, mas o PC foi bem até os km 36, sem reclamar de nada, após o km 36 começaram algumas câimbras, mas ele não desistiu, alongou, caminhou, trotou e correu, até ultrapassar km por km e chegar próximo ao parque do Ibirapuera, reta final da Maratona, corremos e trotamos os últimos quilômetros e o PC visualizou o pórtico de chegada, correu até lá e cumpriu seu maior desafio até o momento. Vi em seus olhos a emoção e felicidade de realizar seu sonho e que se dedicou muito para realizá-lo.

Parabéns meu amigo PC! Eu também realizei um sonho, foi minha 3a Maratona, mas desta vez ao lado de um amigo!

Detalhes do GPS:
http://connect.garmin.com/page/activity/activity.faces?activityId=190146312&actionMethod=page%2Factivity%2Factivity.xhtml%3AuserSwitcher.switchSystem&cid=10692554

Video no YouTube da Maratona do PC:
http://www.youtube.com/watch?v=FKqChlYokco


Abs,

Nenhum comentário:

Postar um comentário