quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Bike nova + treino = Nova impressão

Pois é, mais uma bike em casa, agora são três, neste caso essa vai ter que ficar na garagem, mas...

Encontrei essa bike com preço baixo na internet, fui até a loja e conferi, era nova, com nota fiscal e garantia emitida na data que comprei, trata-se de uma caloi sprint 10, com 8v, sti 2300 e tamanho M/54, bem básica mas funcional.

Porque comprei outra bike?

Por que eu apenas tinha uma bike de triathlon, conhecida por tt (time trial), uma bike especifica para provas de contra-relógio  e bastante usada em provas de triathlon, e a mesma não é permitida em provas de ciclismo por conta do tipo do guidão, que possuí o passador de marchas separado dos freios e também por conta da segurança ao estar pedalando no pelotão entre ciclistas, e como eu quero participar de provas de ciclismo eu precisava ou ajustar a minha tt (comprando novo guidão e sti, investimento de +/- R$ 1.200,00) ou comprar uma bike road/speed.

Também tenho uma mtb aro 29, que montei no final do ano passado (Dez/12), já fiz uma prova de pista com ela, mas pra andar com os amigos no pelotão tem que ser a speed mesmo, a mtb chega em uma velocidade e não dá mais cadência no pedal, falta curso, faltam dentes na coroa, o posicionamento é outro, perde-se aerodinamica, o peso da bike é maior também (9kg vs 14kg), enfim, não dá pra sustentar uma média com a bike diferente, precisa de muita perna também, rs.

Bem, hoje foi o dia para colocar a bike à prova, fazer ajustes, testar e ver qual é a minha impressão dela. Fui para a ciclovia marginal pinheiros pelas 10hs da manhã, já fui pedalando de casa, que são 3 km até lá, chegando na pista fiz alguns ajustes na altura do selim, mesa desalinhada com a roda e fui pedalando em direção ao parque vila lobos, o vento as vezes estava neutro e as vezes a favor na ida, consegui imprimir um ritmo de 29 km/h e em alguns momentos até mais, fui trocando de marcha para testar e encontrar a melhor opção para pedalar com cadência alta (mais rotação por minuto) e também com cadência baixa, porém aplicando mais força no pedal (rotação baixa com velocidade final maior), como eu já tive duas outras bikes road com 8v (oito velocidades) acabei não estranhando muito, mas eu também não lembrava muito da diferença e que são muitas, a minha tt tem 10v e é bem diferente. Depois fiz a volta no final (pq.vila lobos) e retornei até a estação Santo Amaro, a volta tinha um pouco de vento mas depois ficou neutro e a favor, pedalei tranquilo, passando as marchas também, pedalei sozinho, não tinha muita gente por lá no horário. Resumo do pedal de estreia é que com 32 quilômetros pedalados já consegui aprender a identificar qual a melhor opção de relação de marcha para a ciclovia, agora tenho que treinar em locais com altimetria variada para eu me readaptar e achar a melhor relação em subidas.

O tamanho dela é M/54, ficou muito bom pra mim, tenho 1,79 altura e acho que uma mesa de 5 ou 6 cm ficaria melhor e com inclinação menor que a original ficaria mais agressiva, porém não vou mudar nada neste momento.

Um ponto que não achei tão bom são as rodas, no caso o aro é aero da vzan, o que ajuda bastante, mas os cubos e o pneus são "ching ling", os cubos devem ter rolamentos bem ruins, pois quando dou um embalo na roda com a mão, ela dá 2 ou 3 voltas e já para, enquanto outras rodas dariam de 6 a 10 voltas tranquilamente, resumindo o rolamento não é de boa qualidade percebesse que o atrito é grande, mas também não vou mexer por enquanto, vou treinar assim e quando possível ($$) eu invisto em uma roda melhor (vzan futura ou shimano rs10, fulcrum ou mavic).

Por ser uma bike de entrada ela cumpre seu papel perfeitamente, fácil de andar e boa para se divertir nas ciclovias ou estradas por aí, mas se for usar em alguma prova é bom ter boa perna e pulmão ou fazer uma atualização nas rodas pelo menos, no meu caso consigo usar as rodas da tt em provas.

Resultado do 1o treino com a caloi sprint 10:

                                         média: 29,5 km/h;
                                          km total: 31.850 mts;
                                         tempo total de treino: 01h: 04m: 41s;

Segue a foto da bike e a configuração abaixo:



http://www.caloi.com.br/bikes/sprint10

coroa : 53/39
sti: 2300 shimano
pedivela: fsa vero
mesa, guidão e canote: caloi
câmbio dianteiro e traseiro: 2300 shimano
selim: selle royal
aro: vzan
quadro: alumínio 6061

Ah, no site da caloi ela está por R$ 1.699,00, mas paguei apenas R$ 1.301,00, com garantia do quadro por 1 ano e dos componentes por 6 meses, foi um bom preço e investimento, afinal eu estava procurando por aí nos sites e bikes similares usadas estão na base de R$1.200 a R$ 1.400.

Bora pedalar!

Abs,

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Legal Wisley. Eu tenho duas bikes, uma de estrada (Merida) que comprei usada, porém excelente e a P2 (TT) que comprei novinha muito em função do Iron.
    Agora tem menos desculpas para não pedalar. Kkkk
    Abração
    Milton - http://vintesemanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Milton, agora a minha prateleira está cheia de bikes, sem desculpas pra não fazer prova x ou y, kkkk. E vc, como anda? Vi alguns posts seu e seus treinos estão fortes heim...parabéns pela dedicação! Abs,

      Excluir