segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Simulado Triathlon 1/2 Iron - Que experiência!

Riacho Grande – Treino ½ IronMan - 29/Jan/12

Na véspera, sábado dia 28/02 apenas passei na USP para ver os amigos e incentivar a galera nos seus treinos, conversei também com o treinador, pois ele iria lá assessorar o treino, o tempo no sábado estava um pouco fechado e na semana choveu quase todos os dias, fiquei ansioso para o Simulado de Triathlon no Riacho Grande, pois com chuva tudo muda, bem, depois da USP fui para casa, arrumei todos os itens na mochila, fiz o check list e última olhada na bicicleta e passei o resto do sábado sem fazer nada, jantei um macarrão com molho vermelho para estar com uma boa reserva de carboidrato para o Domingo.

Como a ansiedade atrapalha o sono, eu quase não dormi, mas despertamos as 5:15h, eu e a Tathi-namorada, ela iria fazer seu primeiro Duathlon Terrestre, que tem o percurso de 16 km de bicicleta, ela usou a minha MTB bike tour 2009 e depois correria 5 km, ela estava super animada, levantamos, comi umas bananas apenas e tomei água, carregamos o carro e pegamos a estrada, no caminho ficamos analisando o tempo, chegando perto de Riacho Grande parecia que ia chover, o tempo estava fechado e frio, mas era só para assustar pois o dia estava só começando e o sol apareceu no decorrer do dia, chegamos no local as 6:30h, fizemos o check in com o pessoal da organização, colocamos as bikes e itens nas bandejas no curral de transição, encontramos o Treinador Emerson a Raquel e Amigos, a Raquel fez a distância Olímpica com 1500 mts de natação, 48 kms de ciclismo e 10 kms de corrida.

A natação estava aberta para a distância de iron e ½ iron as 7hs, porém eu fui nadar as 7:20h, coloquei o neoprene e fui fazer as três voltas, cada volta era de 750 mts, a cada volta eu parava para falar com o Emerson e antes da última volta tomei um isotônico pois eu estava muito cansado e sem forças, acho que a culpa foi minha mesmo, pois não me alimentei de manhã, antes da prova, uma hora antes é bom se alimentar bem, mas o isotônico fez efeito logo e voltei a nadar, consegui encaixar um ritmo confortável e constante, a respiração estava encaixada e a visualização das boias foi tranquila, exceto na primeira volta pois o sol estava baixo e ele me atrapalhava para eu ver a segunda boia, mas consegui me adaptar naquele momento, todas as voltas eu fui acompanhado por caiaque, caso ocorresse algum problema, e também é uma regra da organização do Simulado, muito interessante para quem nunca nadou em águas abertas, na última volta acabei nadando um pouco sozinho pois o pessoal das demais distâncias, Short e Olímpico, começaram a nadar as 8hs e haviam muitas pessoas, porém eu encontrava com os caiaques à todo momento no percurso, fiz cada volta em 20 minutos, total da natação foi de 2.250 metros em 60 minutos.

Saindo da natação, fui para a transição pegar a bicicleta, devagar e sem muito stress, tirei o neoprene, me sequei, vesti as meias, luvas, capacete e calcei a sapatilha, neste momento a Tathi iria iniciar o pedal dela, tínhamos combinado de sair juntos e fomos para a Estrada, que é compartilhada e não fechada para este Simulado/ Treino, mas como estou acostumado a compartilhar não vi nenhum problema em fazer isso, lá o compartilhamento é com os carros, motocicletas, pedestres e ciclistas, logo iniciei meu ritmo de pedal e a Tathi ficou atrás, pois ela estava de MTB e eu de Speed, mas cada um com seu treino, parti para os 80 kms, eu nunca havia pedalado lá, então a cada km era uma descoberta, na maior parte do ciclismo eu trafeguei pelo pista, próximo a faixa do acostamento, sem problema algum e quando vinham veículos eu encostava e sinalizava para passarem, além do pessoal do Simulado lá estavam outros atletas treinando apenas o ciclismo e o movimento era bastante intenso, em alguns lugares da Estrada, no acostamento, haviam carros estacionados das pessoas que estavam pescando, também super tranquilo, sem stress, o pessoal que frequenta esta região está acostumado com este tipo de movimento de atletas, bem, segui adiante com doi s outros atletas na primeira parte da volta, logo à frente retornamos próximo ao portal da Estrada Velha de Santos, há uma sinalização no asfalto, feita pela organização para retornar, totalizando uma parte do trajeto total que é de 16 km, retornamos e seguimos novamente em direção ao Clube aonde fica a organização do Simulado, passamos em frente e seguimos até encontrar nova sinalização de retorno, foi super tranquilo pois o local está sinalizado, na terceira volta de cinco voltas o pneu dianteiro furou, fiz a substituição da câmara em 5 minutos e segui pedalando. Desta vez me hidratei bastante e consumi géis e barras de vitaminas durante o pedal, pensando na corrida, pedalei 81.660 kms em 2:52h.

Cheguei do ciclismo, fiz nova transição, um pouco mais rápida, era só calçar o tênis e colocar a viseira, saí com alguns géis e barras de vitamina, tomei um isotônico e fui correr, no início eu estava sentindo uma dor na virília, essa dor é nova e me acompanha há uns 15 dias, mas logo no primeiro km ela passa, acho que aquece o local, segui correndo, com ritmo de 5 minutos por km, a corrida ocorre na Estrada pelo acostamento e na contra-mão, cada volta tem 5 kms e o retorno é a cada 2.5 kms, aonde tem uma pequena tenda com isotônico e água, fiz três voltas de 5 kms, totalizando os 15 kms previstos, na segunda e terceira volta eu estava bastante cansado e com algumas dores abdominais, tive que andar em alguns trechos mas não desisti, pois mesmo sendo um treino eu tinha um objetivo, resultado meu PACE subiu de 5 para 6 minutos por km, corri 15.220 kms em 1:32h, descobri que este é o PACE ideal para terminar bem um treino e/ou prova de longa distância.  Preciso treinar longos neste PACE!

A cada treino eu descubro algo novo, pois o corpo manda algumas mensagens e é neste momento que precisamos ouvir e se adaptar à situação, com isso deve-se trabalhar antes nestes aspectos para não sofrer no momento da prova.

Analisando o meu rendimento, eu fiquei satisfeito e foi uma excelente experiência, pois eu concluí o proposto e dentro das minhas expectativas de condição física, mental e de tempo, sofri um pouco na corrida mas estou em busca do aperfeiçoamento desta modalidade de esporte. Agradeço o apoio da Tathi-namorada, Treinador Emerson e Amigos!

Chegando no clube, me hidratei novamente, comi melancia e sanduiches, depois arrumei minhas coisas e fiz uma massagem, oferecida pela organização.

Resumindo, o local e a organização são ótimos e valeu a pena ir lá conhecer e participar, custo x benefício excelente.

Detalhes do GSP – Ciclismo:

Detalhes do GSP – Corrida:

Fotos no site da Assessoria Mevilela:

Nadar, Pedalar ou Correr? Que tal todos?!!

Abs,

Nenhum comentário:

Postar um comentário