quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Um Passeio Noturno por Sampa!

Com a melhora do tempo resolvi sair a noite pra pedalar, peguei a aro 29 e fui até o Parque do Ibirapuera, encontrei com o Emerson e Josival da Mevilela Assessoria, fiquei por lá um pouco e depois fui encontrar uma turma que pedala a noite.

O engraçado é que eu me programei para sair no pedal noturno com os LokoBikers mas quando eu cheguei no Pq.da Bicicletas havia uma turma passando por lá e pensei que fossem os LokoBikers, entrei na fila das bikes e saí pedalando, pedal vai, pedal vem, a organização e cuidado com os ciclistas estava excelente, algumas brincadeiras e muita atenção no pedal, mas de repente chegamos no destino final, bairro da Saúde, RS, aí eu perguntei se iriam voltar para o Pq.das Bicicletas e o rapaz disse que ali era o ponto de partida e chegada, conclusão, peguei o "bonde" errado, RS, essa turma era da ciclorio que sai da Rua Itapiru, bem a saída era voltar pra casa sozinho, na volta ainda encontrei dois ciclistas que estavam no passeio e me auxiliaram e acompanharam até a Avenida Bandeirantes, de lá voltei sozinho e me despedi deles.

De qualquer forma o passeio foi bem legal, pena que eu peguei no meio do caminho e acabei não pedalando muitos km´s, o garmim também não ajudou muito pois desligava em alguns momentos.

Até usei a camiseta de ciclismo do Lance que ganhei do Mauro, valeu!



Aqui vai o link do passeio, muita altimetria e na Av.Bandeirantes a velocidade foi bem alta pra descer:

http://app.strava.com/activities/38517126

Dist:. 28.6 km Tempo:. 1h:33m:41s

Para pedalar a noite leve sempre lanterna dianteira, pisca traseiro, capacete, kit de reparo de pneu, itens obrigatórios para um bom pedal noturno.

Abs,

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Ironman? O que é isso?

Ironman? O que é isso?

No Brasil ocorre todo ano, no último Domingo de Maio na praia de Jurerê Internacional lá em Floripa/SC, normalmente de 1.500 a 2.000 atletas!

É mais ou menos isso! Veja abaixo o vídeo ou leia a tradução.

Ironman é uma prova de 3,8km de natação, seguido de 180km de bicicleta e uma maratona de 42km, tudo dentro de 17 horas....

Treinando para um Ironman



Como alguns não sabem inglês, resolvi colocar uma tradução aqui embaixo.


Estou treinando para um Ironman.

Mulher: quer sair pra jantar? São 6 horas.
Homem: não posso, tenho que ir pra casa dormir.
Mulher: são 6 da tarde, tu tens 38 anos, por que tens que ir pra casa dormir?
Homem: estou treinando para um Ironman.
Mulher: que diabos é um Ironman?
Homem: um Ironman é uma prova de 3,8km de natação, seguido de 180km de bicicleta e uma maratona de 42km, tudo dentro de 17 horas.
Mulher: qual o teu problema?
Homem: nenhum, isso é diversão pra mim. Eu tenho que ir dormir agora pra poder acordar às 4 da manhã e treinar.
Mulher: tu acordas às 4 da manhã?
Homem: 6 dias na semana, nas segundas eu durmo até às 6 da manhã.
Mulher: tu é retardado. Então tu vai dormir às 19h toda noite?
Homem: mais ou menos isso.
Mulher: quanto tempo tu precisas treinar para esse tal Ironman?
Homem: mais ou menos uns 6 meses.
Mulher: tu já te deu conta que não vais transar com ninguém por uns 6 meses?
Homem: não dá nada, pois eu vou ser um Ironman.
Mulher: tá, mas pelo menos tu ganha alguma grana por completar esse Ironman?
Homem: não, apenas o vencedor ganha dinheiro, eu na verdade pago 700 dólares pra me inscrever e depois tenho que comprar passagens aéreas e voar pra lá, gastar dinheiro pra despachar minha bike e pra ficar em um hotel. Mas tudo vale à pena, eu vou ser um Ironman.
Mulher: então tu gasta uma baita grana pra não sair de noite, não transar com ninguém por 6 meses, tudo pra dormir 19h e se intitular uma coisa que ninguém jamais vai ser estúpido o suficiente pra fazer?
Homem: mas eu vou ser um Ironman.
Mulher: tu é um idiota.
Homem: eu tenho que ir pra casa dormir agora. Se tu quiser sair comigo pra uma pedalada às 4:30 da manhã ia ser legal.
Mulher: não tem nada de legal às 4:30 da manhã, tu realmente é louco.
Homem: talvez tu queiras dar uma corrida comigo na terça e depois tomar um shake de proteína.
Mulher: isso a gente poderia fazer. A que horas vais correr na terça?
Homem: às 4:45 da manhã
Mulher: vai te f@$%#, eu vou jantar agora

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Dicas para pedalar em pelotão!

Viajando por aí na net eu encontrei no site da ciclofemini uma dica interessante para quem já pedala mas que está começando a pedalar em pelotões/ grupo, essas dicas são fundamentais para evitar acidentes e ter um melhor posicionamento dentro do pelotão. Acho legal compartilhar e importante para quem está nesta fase.

 Dicas para pedalar em pelotão – por Claudia Franco

Para pedalar em pelotão é necessário conhecimento e aptidão. Para os entusiastas, pedalar em pelotão é uma otima opção para quem quer fazer parte de um grupo, aumentando as opções de treino, diversão e principalmente, para elevar o nível de pedal.  
1.        Relaxe
Relaxe. No pelotão é importante aprender a mover-se com o fluxo do grupo. Uma vez que você tem alguma experiência com pedal logo perceberá que no grupo existe uma dinâmica.  Rapidamente será capaz de identificar os pontos onde há maior deslocamento, proteção contra o vento e os pontos onde é mais seguro pedalar.
Não há nenhuma outra maneira melhor de aprender a pedalar em pelotão a não ser ingressar em um grupo.  Seja calmo, concentrado e atento. Isso vai ajudar a melhorar a sua habilidade de movimentação e de tomar decisões táticas.
2.        Fique na frente
Ficar a frente do pelotão é um bom lugar para evitar acidentes. Porém demandará muito mais treino e atenção. Prepare-se para os ataques daqueles que estão na parte traseira do pelotão e com a possível variação de posição. Para economizar energia um bom lugar é estar entre os 10 a 20 primeiros ciclistas, pois estará protegido do vento e mais preparado para surpresas.
3.        Atenção com os ciclistas erráticos
Identifique os ciclistas que são perigosos e efique longe deles. Um piloto que não está mantendo uma linha reta, que tira as mãos do guidão o tempo todo, que não está em boa forma, ou que não está atento e focado na linha do percurso, mantenha-se distante para evitar o envolvimento em possíveis acidentes.
4.        Olhar em frente
Sempre mantenha seus olhos na estrada à frente. Atente-se para curvas fechadas, buracos, etc. É uma má idéia colocar fé cega no piloto da sua frente apenas. Mantenha sua cabeça para cima e esteja ciente/atento o tempo todo.
5.        Faça aliados
Seja respeitoso e cordial com outros pilotos do grupo. Um adversário pode se tornar rapidamente um aliado quando você estiver em um momento de dificuldade.  Ninguém gosta de um piloto imprudente.  Pedalar em um pelotão é como dirigir no trânsito — respeite os outros e não leve a sua raiva para a estrada. Fazer amigos no pelotão é importante, pois os outros ciclistas cooperarão contigo quando estiver com desempenho menor colocando-o em uma linha onde possa aproveitar a aceleração do grupo.
6.        Alimente-se bem no início
Alimentar-se nos primeiros quilômetros do percurso com líquidos e sólidos é fundamental para garantir a sua resistência até o final do percurso. Tente comer cerca de 350 calorias e uma ou duas garrafas de líquidos a cada hora, mesmo que o ritmo não seja forte.
Mais detalhes e a matéria completa em:
http://ciclofemini.com.br/meus-artigos/dicas-para-pedalar-em-pelotao-por-claudia-franco/

Complementando com algumas dicas que estão no comments da página http://www.praquempedala.com.br/blog/radio-bike-9-dicas-para-iniciantes/:

2-Andando no pelotão : Foi o que disseram. Leva-se , no mínimo, uns 05 anos para o ciclista pegar as manhas de se andar no meio do bolo. Eu procuro seguir alguns mantras :
-Nunca olhar para a roda traseira da bike da frente (nessa posição você está olhando para baixo), sempre olhar para frente (tentar focar o que o cidadão vai fazer da cintura para cima). Parece besteira, mas já me salvou de vários acidentes e é comum você ver o cara focando na roda da bike da frente.
-Distância mínima da roda da frente : Meia roda e acima de 40km/h uma roda. Em descidas acima de 50km/h no mínimo uma bicicleta de distância. -Se estou cansado, só estou a fim de andar na roda,vou lá para o fundo do pelote. Isso evita barbeiragens (por estar cansado) e xingamentos (por você estar na frente e não puxar). Parece besteira, mas acontece sempre isso, mesmo com ciclistas já veteranos.
-Cuspir, assoprar o nariz : Sinalize que vai sair para o lado antes de fazer isso. É foda, mas tem uns caras que não tem a mínima noção quanto a isso.
-Pedalar em pé, levantar do selim, parar de pedalar : Sempre sinalize o que você vai fazer e faça de forma sutil. Isso acontece demais, infelizmente. A prevenção contra isso é manter a distância que eu citei para não ser derrubado.
-Fazendo curva na chuva : Nunca, nunca, nunca faça a curva na faixa branca pintada no asfalto. 100% de chance de queda. por ROGÉRIO YOKOYAMA-PALMAS/TO says: Sep 22, 2012

Continue pesquisando e lendo a respeito para obter mais dicas e detalhes e pratique com segurança, somente assim você acumulará experiência.

Boa leitura e aprendizado!

Abs,

E aqui vão os treinos da semana!

Os treinos da semana são os seguintes:

*Terça-feira e quinta-feira treino de corrida de rua a noite no Pq.Severo Gomes, rodamos em média 12 km por treino;

*ciclismo pela manhã toda quinta-feira, exceto quando chove, RS;

*Sábados corrida e/ou ciclismo;

Domingo sempre tem um pedal pra fazer também e o local escolhido e mais acessível é a Ciclovia da Marginal Pinheiros.

Aqui vão os treinos registrados no GPS, nem todos eu tenho registrado.

15/01 - Corrida de rua: 12 km;

17/01 - Ciclismo: 62 km de Road TT:
Dist:. 62.05 km Tempo:. 2h:33m:15s Média:. 24.3 km/h - http://connect.garmin.com/activity/263029327

17/01 - Corrida de rua: 10 km:
Dist:. 10.01 km Tempo:. 51m:40s Pace:. 5:10 min/km - http://connect.garmin.com/activity/264164456

19/01 - Corrida de rua: 12 km na USP;

20/01 - Ciclismo: 55 km de Road TT:
Dist:. 55.56 km Tempo:. 1h:48m:12s Média:. 30.8 km/hhttp://connect.garmin.com/activity/264164464 

20/01 - Ciclismo: 20 km de MTB 29er

Bem, essa semana o total de km entre ciclismo e corrida de rua foi de: 171 km

Bora começar uma nova semana e com mais km's!

Abs,

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

2013 - 1o Treino de Transição - Bike > Run

Neste sábado dia 12/01 foi o primeiro treino na USP do ano, e resolvi treinar transição bike > run, com o consentimento do treinador.

Foram 2 x 20 km bike com 5 km run.

No primeiro treino fiz com o pessoal da assessoria e incluímos no trecho de bike a subida da biologia e por isso o tempo médio ficou mais alto, já no segundo treino de bike eu estava sozinho e fiz praticamente todo ele na "bolinha" da reitoria, a media ficou boa e o tempo dos 20 km de bike foi de 35', esse era o tempo que eu queria fechar na bike.

Já no primeiro e segundo treino de corrida eu fiz o tempo que também esperava e queria, foram 2 x 5 km como tempo de 23'.

No GPS eu não dei pausa nos km's correto e por isso não vai fechar nos tempos que mencionei, mas no treino o km x tempo foi o descrito.

Ciclismo I: Dist:. 21.06 km Tempo:. 44m:32s Média: 28.4 km/h
- http://connect.garmin.com/activity/261126044

Corrida I: Dist:. 5.23 km Tempo:. 23m:30s Pace:. 4:30 min/km
- http://connect.garmin.com/activity/261126060

Ciclismo II: Dist:. 21.06 km Tempo:. 36m:09s Média: 34.9 km/h
- http://connect.garmin.com/activity/261126072

Corrida II: Dist:. 5.08 km Tempo:. 23m:24s Pace:. 4:36 min/km
- http://connect.garmin.com/activity/261126081

Esse treino tem foco nas provas de short triathlon. Pretendo fazer uma prova em Março e quero bater meu recorde pessoal, o atual é de 1h: 26m, por isso preciso pedalar e correr bem pois meus tempos de natação são os piores, RS, em torno de 20' nadando, enquanto outros atletas amadores fazem em 15', aí eu tenho que tirar a diferença no pedal e na corrida pra chegar bem.

Fazendo a conta, se eu fizer:

natação: 20'
transição: 1'
ciclismo: 35'
transição: 1'
corrida de rua: 23'

meu tempo final será de: 1h: 20m

Tomara que eu consiga nadar melhor pra melhorar ainda mais o meu tempo, RS.

Bora treinar!

Abs,

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Selim x Desconforto! Veja esta matéria, ela pode te ajudar!

Veja a matéria abaixo, a qual encontrei no site do Audaxsp, essas dicas podem ajudar a esclarecer e resolver alguns sintomas que aparecem enquanto pedala.

Segue o link com a matéria na integra dica 1 e dica 2:
http://audaxsp.wordpress.com/dica-2-pontos-de-contato-traseiro-x-selim/


Pontos de contato – traseiro x selim


(por Richard Paul Dunner)
Em vista dos problemas que a maior parte dos ciclistas enfrenta nos pontos de contato com a bicicleta e não tendo achado literatura a respeito em português, decidi escrever sobre o tema.
Os 3 pontos de contato com a bicicleta são:
1. Mãos com guidão
2. Traseiro com selim
3. Pés com pedais.
Estes são os pontos onde temos que prestar mais atenção e vale a pena fazer um investimento maior para garantir o nosso conforto.
Em uma primeira instância gostaria de me concentrar no contacto do traseiro com o selim.
Lembre-se, o ciclista de longa distância muitas vezes desiste em uma pedalada longa não porque não tem mais pernas, mas porque o traseiro está tão assado que não consegue mais sentar.
Veja na figura anexa os pontos de pressão medidos em um selim: vermelho = pressão alta, azul = pressão baixa.
Importante é uma distribuição de pressão em uma maior área e da forma mais uniforme possível. Isto, para eliminar os pontos de pressão alta = vermelho. Ideal seria um resultado gráfico somente de cores verdes e azuis = pressão baixa.
pressão medida no selim
Lembre-se, dormência ou dor são indicadores de algo errado. Significa que existem pontos de pressão que estão inibindo a circulação sanguínea, resultando em desconforto.
Portanto, a sua escolha do conjunto selim e bermuda são essenciais.
Selim
O seu traseiro é o ponto de contacto com a sua bicicleta com a maior pressão. Consequentemente tem que escolher o selim de tal forma, que distribua a pressão da forma mais uniforme possível. Não interessa, se a superfície é mole ou dura, importante é o formato.
Os parâmetros para a escolha são:
1. A distância entre os ísquios
2. O uso e, portanto, a posição.
3. O sexo
4. Características físicas individuais
5. Estilo de pedalar
6. Conclusões
Ísquios
 Assometer (Specialized)
Distância entre os ísquios
O primeiro passo que deveria fazer é medir a distância entre os seus ísquios. Este fator define a largura do seu selim. O mais simples é sentar em um pedaço de papelão canelado. Com o peso do próprio corpo acabam aparecendo as marcas dos ossos nele. Pegue uma trena e meça de centro a centro das marcas.
A largura para uso de um selim se define partindo da crista dele. A medida  aproveitável é a distância onde alcançamos um afundamento máximo de um centímetro em relação a crista. Veja o desenho abaixo.
Cada vez mais fabricantes de selins produzem o mesmo modelo em diferentes larguras para ajudar na adaptação.
Um bom exemplo da aplicação deste principio são os selins Specialized, onde o mesmo modelo pode ser encontrado em ate três diferentes larguras.
Uso do selim
Dependendo da especialidade ciclística praticada os formatos são adaptados. Assim temos selins específicos para uso urbano, MTB, pista, estrada, triatlon, etc.
Em geral usam-se selins mais largos para ciclismo urbano e trekking devido à posição, mas erguida, selins mais acolchoados e arredondados na parte posterior para MTB devido necessidade de poder se movimentar para a parte posterior do selim em descidas, selins mais estreitos para prática de ciclismo de desempenho onde a aerodinâmica aumentaem importância. Temosentão para cada especialidade um selim especifico.


créditos: http://audaxsp.wordpress.com/dica-2-pontos-de-contato-traseiro-x-selim/

neste site/ blog existem outras dicas, dê uma olhada por lá!

Abs,

Só no Pedal?! E as corridas de rua?

É, por enquanto eu só estou pedalando, mas a mordomia acaba esta semana (07/01/13), pois é quando a Assessoria Esportiva retorna de férias, sei que não é desculpa para não treinar corrida de rua, mas como eu venho de uma lesão e após a alta médica eu apenas treinei uma vez na rua, duas vezes na esteira e depois corri a São Silvestre e a bike tem sido minha amiga de treinos para manter o condicionamento.

Também tem sido importante pedalar e curtir mais a minha bike TT, venho ajustando ela ao meu perfil de pedal e posicionamento, neste meio tempo foi uma troca de mesa aqui (de 11 mm para 5 mm), regulagem de câmbio traseiro ali (estava impreciso), limpeza e lubrificação da corrente e até ajuste de ângulo do selim.

Bem, fiz alguns pedais na ciclovia da marginal, tem sido o local ideal para um pedal de km médio e longo, é possível testar a resistência e a velocidade em alguns pontos, o vento contra está quase sempre presente e força as pernas para manter uma média legal. Um excelente teste para as pernas, RS.

últimos treinos realizados:

23/12/12 - foram 82 km - bike TT
27/12/12 - foram 73 km - bike TT
29/12/12 - foram 40 km - bike MTB
05/01/13 - foram 86 km - bike TT
06/01/13 - foram 55 km - bike TT

*Parcial - Treino Ciclovia Marginal - GPS (05/01/13):

Dist:. 41.12 km  Tempo:. 1h:12m:18s Média:. 34.1 km/h
-http://connect.garmin.com/activity/258192308

Mesmo voltando aos treinos de corrida de rua nesta semana eu pretendo manter de 2 a 3 vezes por semana a pratica do ciclismo. Entre USP e ciclovia da marginal e quem sabe uma vez por mês uma estrada com os amigos e a Assessoria!

Bora pedalar e correr!


Abs,

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

São Silvestre 2012 - Feliz 2013!

Este ano de 2012 fui correr a São Silvestre, com percurso novo e horário também, infelizmente eu não me inscrevi e fui "pipocar", sem vergonha de ser feliz, fui correr para me despedir de 2012 em bom estilo.

Pelo que foi divulgado estavam inscritos 25 mil pessoas, mas como há muito "pipocas", assim como eu (desta vez), acredito que tinha entre 35 e 40 mil pessoas, mas de qualquer forma foi uma festa muito bonita e legal.

Gostei muito do novo percurso, um percurso muito rápido ou veloz mas o horário de largada, as 9 h, foi um pouco complicado devido ao calor e umidade baixa, a hidratação foi muito importante para manter o ritmo e o isotônico em sachês/ saquinhos foi uma ótima sacada, facilitando a forma de consumir, antes serviam em copos plásticos, o isotônico deu um UP para seguir adiante. Praticamente todo o percurso com muitos corredores e personagens, uma verdadeira festa de confraternização, porém para àqueles que queriam correr para tempo a dificuldade era desviar de tantos corredores à frente.

Independente de tempo de prova, percurso, inscritos, pipocas, tempo e etc a corrida é um ótimo evento desportivo de despedida do ano e para alguns é um sonho participar e cumprir o desafio! Parabéns à todos!

Corri com o Victor e Braner por praticamente todo o percurso.

Corri apenas com o chip emprestado e registrou o tempo oficial de 01h: 30m: 18s.

Também tivemos o apoio da Mevilela Assessoria Esportiva com diversos atletas!

Veja fotos em: www.mevilela.com.br


Adeus 2012 e Feliz 2013!

Abs,