segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Dicas para pedalar em pelotão!

Viajando por aí na net eu encontrei no site da ciclofemini uma dica interessante para quem já pedala mas que está começando a pedalar em pelotões/ grupo, essas dicas são fundamentais para evitar acidentes e ter um melhor posicionamento dentro do pelotão. Acho legal compartilhar e importante para quem está nesta fase.

 Dicas para pedalar em pelotão – por Claudia Franco

Para pedalar em pelotão é necessário conhecimento e aptidão. Para os entusiastas, pedalar em pelotão é uma otima opção para quem quer fazer parte de um grupo, aumentando as opções de treino, diversão e principalmente, para elevar o nível de pedal.  
1.        Relaxe
Relaxe. No pelotão é importante aprender a mover-se com o fluxo do grupo. Uma vez que você tem alguma experiência com pedal logo perceberá que no grupo existe uma dinâmica.  Rapidamente será capaz de identificar os pontos onde há maior deslocamento, proteção contra o vento e os pontos onde é mais seguro pedalar.
Não há nenhuma outra maneira melhor de aprender a pedalar em pelotão a não ser ingressar em um grupo.  Seja calmo, concentrado e atento. Isso vai ajudar a melhorar a sua habilidade de movimentação e de tomar decisões táticas.
2.        Fique na frente
Ficar a frente do pelotão é um bom lugar para evitar acidentes. Porém demandará muito mais treino e atenção. Prepare-se para os ataques daqueles que estão na parte traseira do pelotão e com a possível variação de posição. Para economizar energia um bom lugar é estar entre os 10 a 20 primeiros ciclistas, pois estará protegido do vento e mais preparado para surpresas.
3.        Atenção com os ciclistas erráticos
Identifique os ciclistas que são perigosos e efique longe deles. Um piloto que não está mantendo uma linha reta, que tira as mãos do guidão o tempo todo, que não está em boa forma, ou que não está atento e focado na linha do percurso, mantenha-se distante para evitar o envolvimento em possíveis acidentes.
4.        Olhar em frente
Sempre mantenha seus olhos na estrada à frente. Atente-se para curvas fechadas, buracos, etc. É uma má idéia colocar fé cega no piloto da sua frente apenas. Mantenha sua cabeça para cima e esteja ciente/atento o tempo todo.
5.        Faça aliados
Seja respeitoso e cordial com outros pilotos do grupo. Um adversário pode se tornar rapidamente um aliado quando você estiver em um momento de dificuldade.  Ninguém gosta de um piloto imprudente.  Pedalar em um pelotão é como dirigir no trânsito — respeite os outros e não leve a sua raiva para a estrada. Fazer amigos no pelotão é importante, pois os outros ciclistas cooperarão contigo quando estiver com desempenho menor colocando-o em uma linha onde possa aproveitar a aceleração do grupo.
6.        Alimente-se bem no início
Alimentar-se nos primeiros quilômetros do percurso com líquidos e sólidos é fundamental para garantir a sua resistência até o final do percurso. Tente comer cerca de 350 calorias e uma ou duas garrafas de líquidos a cada hora, mesmo que o ritmo não seja forte.
Mais detalhes e a matéria completa em:
http://ciclofemini.com.br/meus-artigos/dicas-para-pedalar-em-pelotao-por-claudia-franco/

Complementando com algumas dicas que estão no comments da página http://www.praquempedala.com.br/blog/radio-bike-9-dicas-para-iniciantes/:

2-Andando no pelotão : Foi o que disseram. Leva-se , no mínimo, uns 05 anos para o ciclista pegar as manhas de se andar no meio do bolo. Eu procuro seguir alguns mantras :
-Nunca olhar para a roda traseira da bike da frente (nessa posição você está olhando para baixo), sempre olhar para frente (tentar focar o que o cidadão vai fazer da cintura para cima). Parece besteira, mas já me salvou de vários acidentes e é comum você ver o cara focando na roda da bike da frente.
-Distância mínima da roda da frente : Meia roda e acima de 40km/h uma roda. Em descidas acima de 50km/h no mínimo uma bicicleta de distância. -Se estou cansado, só estou a fim de andar na roda,vou lá para o fundo do pelote. Isso evita barbeiragens (por estar cansado) e xingamentos (por você estar na frente e não puxar). Parece besteira, mas acontece sempre isso, mesmo com ciclistas já veteranos.
-Cuspir, assoprar o nariz : Sinalize que vai sair para o lado antes de fazer isso. É foda, mas tem uns caras que não tem a mínima noção quanto a isso.
-Pedalar em pé, levantar do selim, parar de pedalar : Sempre sinalize o que você vai fazer e faça de forma sutil. Isso acontece demais, infelizmente. A prevenção contra isso é manter a distância que eu citei para não ser derrubado.
-Fazendo curva na chuva : Nunca, nunca, nunca faça a curva na faixa branca pintada no asfalto. 100% de chance de queda. por ROGÉRIO YOKOYAMA-PALMAS/TO says: Sep 22, 2012

Continue pesquisando e lendo a respeito para obter mais dicas e detalhes e pratique com segurança, somente assim você acumulará experiência.

Boa leitura e aprendizado!

Abs,

Nenhum comentário:

Postar um comentário