segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Meu Primeiro Triathlon

Fomos eu e a namorada-Tathi para São Vicente- SP no sábado nos hospedamos e nos informamos como chegar ao local onde seria a prova de triathlon, jantamos nhoque ao sugo e fomos dormir para acordar pelas 7h no Domingo.

Antes da prova de triathlon, eu já havia adotado as três modalidades como treino, pois o objetivo final é o Ironman 2012, mas, eu apenas havia treinado cada modalidade separadamente, exceto aos sábado que eu treinava o duathlon (bicicleta + corrida), estes treinos fizeram a diferença no dia da prova, pois eu consegui fazer a transição tranquilamente e medir a dose no ciclismo e na corrida.


Como pedalar e correr teoricamente são realizados em ambiente controlado, quero dizer, no solo, chão, asfalto, terra, etc., RS, e que qualquer problema é só parar e sentar, o que não acontece na natação, pois havendo problemas você tem que nadar e nadar, RS, eu ainda me preocupava com a natação, pois como já citei em outras postagens, eu comecei a aprender a nadar em Fev/11, na piscina apenas, mas que é possível ganhar técnica e condicionamento e este trabalho é crescente e constante.

Acontece que nesta prova de Triathlon eu tive a 1a experiência em nadar no mar, embora sem ondas, mas eu tive dificuldades no inicio, pois a natação não encaixava, a respiração que eu treinei não era a correta (lateral-frontal), eu nem havia nadado 20 metros e eu quase me apavorei, surgiram questões como: O que eu estou fazendo aqui? Não vou conseguir! Não sei nadar! Quase um pânico no mar, olhei para os lados e eu apenas via o Staff de caiaque e fiquei pensando, como será que eles irão me socorrer? Sim, eu estava desesperado, mas logo me dei um choque e disse a mim mesmo - Você sabe nadar, só precisa nadar e tentar visualizar as bóias de referência! Logo eu encaixei a natação e segui em frente, vez eu tentava nadar frontal para avistar a bóia de contorno e vez em quando eu engolia água salgada entre uma tentativa e outra, mirava na bóia e nadava, aconteceu de tudo, entrei em rota de colisão com os nadadores que já haviam feito o retorno na bóia, me reposicionei e voltei para a rota correta, daí eu é que colidi com um nadador a minha frente, bati minhas mãos nos pés do cara, logo o passei, retornei a bóia e continuei nadando, fui passando outros nadadores, mas ainda eu tinha dificuldades para nadar frontal e avistar a bóia da praia, enfim, encaixei o nado com a respiração lateral mesmo e segui o fluxo dos outros nadadores, cheguei à bóia da praia, literalmente falando, bati com a cabeça nela e eu já estava na praia, sai correndo para marcar o chip, tirar a roupa de neoprene e seguir para o T1 (transição 1 - natação - ciclismo). Ufa, consegui!

No T1, vesti o capacete, coloquei o número de peito, garmin GPS no pulso, sequei os pés, vesti as meias, sim meias, RS, calcei a sapatilha, agarrei a bicicleta e fui para a área de montagem, lá consegui rapidamente encaixar a sapatilha no pedal e segui pedalando, porém já no final da 1a volta (circuito de 6 voltas = 20 km), notei que o odômetro estava marcando em milhas e não em km, esse problema aconteceu na vistoria da bicicleta, pois me pediram para zerar o odômetro e eu não notei este detalhe quando resetei, cada milha equivale a 1.600 mts, fiquei preocupado com a fiscalização de prova e decidi pedalar 20 milhas, que deram 9 voltas, ou seja, 3 voltas a mais, 55 minutos no total, aconteceu e valeu como experiência! Como eu estava com o Garmin ligado eu tive a certeza do problema, enfim. A Tathi tentou me avisar que eu já havia feito as 6 voltas, mas eu já sabia disso e ela acabou desistindo de gritar outras vezes, RS, inclusive eu perguntei para um Staff se dava para checar minhas 6 voltas e aí eu saberia que não teria problemas em parar, mas o mesmo disse que não dava, enfim, pedalei conformado e revoltado com o pequeno problema, certamente para os próximos eu não cometerei tal erro!

No T2, cheguei tranquilo, já sem a sapatilha, mas com as pernas duras, arrumei minhas coisas na área de transição, meu neoprene estava misturado com o do cara do lado, tive o cuidado de resgatá-lo e colocar junto as minhas coisas, custa caro e é importante item para nadar, tirei o capacete e coloquei o boné, fica a Dica, tendo o boné você lembra-se de tirar o capacete e evita de sair correndo de capacete, RS, sim, isso acontece, calcei o tênis e sai para a corrida, foram apenas 2 voltas que totalizaram 5 km.


ALIMENTAÇÃO:
Para a natação eu apenas comi uma porção de bolachas integrais com fibras e o complemento ficou todo no T1, coloquei 2 gels grudados com fita crepe na mesa do guidon, na caramanhola tinha maltodextrina a qual fui dando goles a cada trecho da volta do ciclismo. Chegando no T1 eu consumi um gel e os goles no malto, no T2 consumi outro gel e me hidratei com água em dois pontos do percurso, após concluir a prova tomei o isowhay. Sem sinais de fadiga ou cansaço no final.

Concluí a prova bem, sabendo que a próxima será melhor, um pouco chateado com a questão do ciclismo. Em Novembro terá outra e deverá ser diferente!



(Segue o link do filme no You Tube desta prova: http://www.youtube.com/watch?v=X3eFmA3-tkU)

Novos desafios?

Abs,

Nenhum comentário:

Postar um comentário