segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O que é Bike Fit?

Você sabe o que é Bike Fit?

Bem, eu não sabia até o dia em que eu resolvi comprar uma bicicleta speed para treinar triathlon.

O Bike Fit consiste na adequação biomecânica da postura do atleta na bicicleta, são feitas diversas medições do atleta e posteriormente feitos vários cálculos para identificar o tamanho adequado da bicicleta, como, tamanho do quadro, altura do banco, tamanho da mesa do guidon, posição dos membros inferiores para a melhor aplicação de força na pedalada, envergadura do atleta em relação à bicicleta e muitos outros detalhes importantes que teem como finalidade o desempenho do atleta na competição ou até mesmo nos treinos.

Alguns de nós até fazemos isso intuitivamente, pois quando vamos pedalar (MTP, Speed ou Spinning) ajustamos o banco e quando existe algum desconforto postural na pedalada nós nos ajustamos a fim de ficarmos mais confortável. Hoje já existe profissionais que realizam o Bike Fit pra você, este profissional normalmente tem um espaço para receber os clientes, onde você deverá levar a bicicleta de passeio, treino ou competição e os equipamentos, tipo, sapatilha, clip de guidon, capacete, etc, pois irá pedalar no rolo de treino, você será filmado pedalando e com a ajuda de algum programas de cálculo o ajuste será feito e testado no mesmo momento, tendo assim a oportunidade de colocar em prática e sentir a melhora no mesmo momento. O profissional deverá lhe mostrar as diferenças no vídeo e nos cálcudos, como um DE/PARA, o importante é que uma vez feito este trabalho a bicicleta não sofra ajustes para outra pessoa utilizá-la, pois irá perder toda a configuração feita pelo profissional.

É um excelente trabalho e de extrema necessidade, evitando inclusive lesões.

Eu particularmente não o fiz, pois eu encontrei na internet um Bike Fit Virtual, peguei todas as medidas e apliquei no sistema, adequei a minha bicicleta e fui pedalar, a diferença foi percebida de imediato, mas eu ainda pretendo fazer estes ajustes com um profissional, falta tempo $$$, RS.

Faça seu Bike Fit e pedale melhor!

Abs,

Nenhum comentário:

Postar um comentário