quinta-feira, 21 de julho de 2011

Aventura de bicicleta (Cicloviagem de SP rumo à Florianópolis)

Pois é, esta foi à aventura de bicicleta mais longa que eu já realizei! Tudo começou em meados de Julho ou Agosto de 2010, quando eu comecei a  pesquisar sobre cicloviagem ou cicloturismo, vi alguns vídeos na internet, relatos em blogs, dicas, equipamentos necessários e de segurança, as estradas e etc., a cicloviagem é um esporte acima de tudo, esporte esse que teem como objetivo utilizar a bicicleta como meio de transporte para viagens de médias e longas distâncias, com paradas para se alimentar, tomar banho, dormir e continuar no dia seguinte ou até mesmo concluir a viagem em apenas um dia ou em algumas horas, tudo isso curtindo a natureza, eventualmente deve-se resolver qualquer adversidade que ocorra na cicloviagem, também é inevitável aprimorar o autoconhecimento, pois após algumas horas pedalando a reflexão vira um companheiro, estando sozinho ou em grupo, é legal tirar fotos, muitas fotos e filmar alguns pontos interessantes com comentários e informações do local e até mesmo filmar ou entrevistar a pessoas que  encontrar no caminho, pessoas essas que normalmente teem o que contar, contar sobre a vida simples, do seu dia-a-dia e até de suas aventuras similares. Serve também para refletir nossa vida "corrida" e que muitas vezes reclamamos. Enfim.

Bem, a bicicleta eu já tinha, uma mountain bike que eu "ganhei" no evento Bike Tour, que é realizado desde 2009 em São Paulo, onde você paga a inscrição de R$ 180 e ganha à bike, capacete, mochila camelback, camiseta e medalha do evento, é um passeio de 10 km por SP saindo da ponte Estaiada e chegando à USP. Logicamente que eu já havia feito algumas melhorias na bicicleta, como rodas e pneus slick 1.5 e trocador de marchas, deixando-a melhor para o dia-a-dia de pedal na cidade.

Com o equipamento principal para realizar a cicloviagem eu comecei a relacionar e cotar os demais itens para realizar essa aventura, tais como:

-Bagageiro: comprei um simples, mas funcional, de ferro fino por R$ 15;
-Alforje (sacolas de viagem para bicicleta): Este item é um pouco caro, mas também duradouro, eu optei por fazer, peguei alguns desenhos e medidas na internet, fui ao Brás e comprei tudo, recortei e com a ajuda da minha sogra e irmã dela conseguimos fazer, chegando bem perto das fabricadas, custo total - R$ 80;
-Roupas: Quanto mais você levar mais pesada ficará sua bagagem, levei 3 camisetas MC, 2 camisetas ML, 1 calça de ciclismo, 1 blusa corta vento, 3 pares de meias, 1 chinelo, 1 toalha dryfit, 1 boné, 5 peças intimas;
-Itens de higiene: barbeador, xampu, desodorante, sabonete, gel;
-Comida: barras de cereal, macarrão instantâneo, gatorade, torrone, carbogel;
-Ferramentas: Kit ferramentas para bicicleta;
-Equiptos de segurança: capacete, luvas, farol, lanterna, adesivo refletivo, apito, óculos de sol;
-Rota de viagem: BR sentido Sul - Régis Bittencourt e BR101 SC;
-Tempo de viagem: 4 dias
-Destino: Florianópolis - SC

Além dos itens é importante relacionar, com a ajuda do Google maps, as cidades e kilometragem que estará às margens da estrada, pois caso necessite parar para pedir ajuda, alimentar-se ou consertar algo na bicicleta, assim você terá mais facilidades de localizar-se. Defina metas diárias de kilometragem, fator importante para concluir a viagem com tranquilidade e tempo.

Feito tudo isso, eu relacionei dia a dia em pequenos pedaços de papel com cidade/km:

Dia 1 - SP - Registro - 180 km
Dia 2 - Registro/SP - Curitiba/PR - 180 km
Dia 3 - Curitiba/PR - Piçarras/SC - 210 km
Dia 4 - Piçarras/SC - Florianópolis/SC - 120 km
Dia 5 - Florianópolis/SC - Bairro da Barra da Lagoa/SC - 25 km

Eu iniciava minhas pedalas entre 4 e 5 horas da manhã, prevendo tempo máximo para chegar ao destino até as 19 horas, podendo assim chegar tranquilo para me hospedar, alimentar e dormir e também era o tempo de chegar com um pouco de luz natural, pois pedalar a noite não é uma boa idéia, a não ser que esteja bem preparado para isso e para possíveis imprevistos (furo de pneu, chuva, neblina, iluminação adequada, etc.).

Breve relato dos dias:

Dia 1 - Saí de casa as 03:30hs, pedalei em direção a Rodovia Régis Bittencourt, como era dia 21/04 - Tiradentes, a estrada estaria movimentada, o que me favoreceu na Serra do Café, pois o acostamento estava liberado para os veículos, porém buzinavam para eu ir à frente, descida a quase 60km/h, e me escoltavam, após a Serra o trajeto é mais tranquilo e reto, chegando a Registro pelas 16hs, onde eu me hospedei, alimentei, banho e cama para seguir no próximo dia.

Dia 2 - Levantei às 4hs, desci com a bicicleta toda carregada do 1o andar, não tomei café, pois era muito, muito cedo, fui me alimentando enquanto pedalava, sem problemas, seguindo em direção a Curitiba, após alguns kilometros eu avisto a placa anunciando a Serra de 25 km, longa, íngremes, cheia de curvas, caminhões e muito sol. Consegui passar pelo paredão após umas 3 horas de pedaladas, caminhadas e paradas, foi o dia mais complicado, dores, calor, alimentação irregular e nível de dificuldade muito alta, não cheguei ao destino (Posto próximo da entrada para Curitiba), faltavam 10 km para eu chegar ao posto de combustível que possui hospedagem, mas eu cheguei só até o pedágio antes de Curitiba, porém já com 180 km pedalados, muito cansado, suado e faminto, fiquei ali mesmo no Posto de Atendimento ao Usuário, tomei banho, comi e fui dormir, tentei dormir na parte de trás do posto (com autorização deles), embaixo da marquise, fazia um frio de 7 graus, eu tinha pouca roupa para suportar tal frio. Resultado, eu dormi pouco e fiquei papeando com o pessoal até as 4hs, horário esse que o guincho ia trocar o turno e me ofereceu uma carona de 10 km até o destino que eu deveria ter chegado. Valeu a experiência!

Dia 3 - Como eu peguei a carona com o guincho eu já estava na estrada às 5hs, pronto para pedalar, cheio de roupas, corta-vento, calça, bermuda, meias, pois o frio ainda estava intenso, segui pedalando e pelas 9hs o tempo esquentou, parei e arranquei toda a roupa de frio e guardei nos alforjes, eu estava mais animado por ser um novo dia e por ter passado pela maior dificuldade no dia anterior (relatado no Dia 2), a estrada estava tranquila, consegui me alimentar melhor, parando em um restaurante de posto, o pedal rendeu, porém havia ainda algumas Serras para eu vencê-las, uma de 7 km, bem íngreme e outra de 18 km já chegando perto do Estado de Santa Catarina, vencido estes desafios do dia a estrada era mais plana, porém com algumas pequenas subidas, eu ainda sentia algumas dores, o pedal começou a não render tanto, mas fui pedalando sem parar e pensando em chegar a Piçarras - SC, destino o qual a família estaria me aguardando, cheguei exatamente as 19pm na cidade, acabado, com dores, fome e as virilhas assadas, rs. também uns 5kls mais magro, resumindo eu estavam bem debilitado, só tive forças para dar "Oi", tomar um banho, comer, tomar remédio para dores musculares e dormir, uffaaa...

Dia 4 - Já em Piçarras, posso dizer que 90% da aventura eu tinha conquistado, pois faltariam apenas 120 km para Florianópolis, acordei mais tarde, pelas 8hs, tomei café na Biza e segui pela estrada, tranquila, apenas com uma Serra de 15 km para descer, eeheheheh... bem divertido, com visual para o Oceano e ilhas, cheguei tranquilo as 17hs, fui no hostel e me hospedei, tomei banho, comi e dormi, ótimo dia de pedal, em relação aos outros.rs...

Dia 5 - Havia me hospedado no centro de Floripa, mas eu queria conhecer a Barra da Lagoa, então fui pedalando mais 25 km até lá, nada de estrada e sim de ciclovias à beira-mar, ruas, avenidas e apenas duas Serras para subir e descer, chegando à Barra, lá me hospedei e curti a paisagem, natureza, praia e fiz algumas amizades. Lá teem uma pizzaria com pizza na pedra, hummm...uma delícia!

Eu acredito que só consegui concluir as metas diárias de pedal devido ao condicionamento físico, conquistado nos treinos de corrida de rua e a parte psicológica foi importante nos momentos de dificuldade, eu pensava na família e amigos, pensava positivo e que eu era capaz de conseguir e seguia em frente curtindo todos os km conquistados.

Infelizmente meu amigo Cristiano não pôde fazer essa viagem comigo e então eu segui nesta pedalada sozinho, porém, levando a família e os amigos na lembrança. Obrigado a todos pelo apoio!

Detalhe importante é que não choveu enquanto eu estava pedalando e não furou o pneu, o único imprevisto foi uma queda no momento em que eu saia do acostamento para passar uma saída do viaduto (desnível de asfalto), na região de Joinville/SC, a queda foi rápida, o pneu dianteiro escorregou e eu logo estava no chão, levantei rapidamente e segui pedalando, sem maiores sustos ou avarias.

Após 4 dias de descanso eu encontrei o pessoal da Mevilela Assessoria em Floripa para correr a prova de Revezamento Volta a Ilha - 150 km!

Nesta cicloviagem eu pude curtir momentos e coisas que no dia-a-dia não é possível, dificuldades todos temos, mas sempre temos força para superá-las e seguir adiante.

Aos que se aventure a realizar uma cicloviagem, eu aconselho pedalar no máximo 80 km por dia, estando em grupo é necessário respeitar o condicionamento de cada ciclista, atentar-se à segurança do grupo, pensar e tomar decisões em grupo.

(Esta cicloviagem está documentada no You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=Z4WIcPailB4)

Que tal uma cicloviagem?!

Abs,

Nenhum comentário:

Postar um comentário