segunda-feira, 25 de julho de 2011

O que usar hoje? Tênis, bicicleta ou sunga, touca e óculos de nadar?

Alguns itens são necessários para treinar qualquer esporte, para a corrida de rua é bom ter um bom tênis de corrida, com gel de preferência, para o ciclismo uma bicicleta que pode ser top (carbono com 20 marchas) ou apenas uma básica (alumínio com 16 marchas), mas, ambas deverão estar conservadas e com os pneus bem calibrados, na natação é preciso ter além de uma piscina é necessário ter uma touca, sunga/ maiô e óculos para nadar, evitando o contato direto com o cloro da piscina, tudo isso não precisa ser dos mais caros e muito menos dos mais baratos, rs...pois a qualidade pode fazer a diferença no final.


A corrida eu considero o esporte dentre os três (corrida, ciclismo e natação), o mais barato, pois é necessário apenas de um tênis (no início, rs...), mas, com o tempo e de acordo com o objetivo e dedicação do atleta, os investimentos aumentam relativamente, um bom tênis custa em média R$300, uma dica é ficar atento às liquidações nas lojas, alguns modelos saem de linha e o preço poderá baixar de 40% a 60%.


Ainda, na corrida de rua, há um item dos sonhos, são os relógios com GPS (Global Position System), eles possibilitam registrar vários detalhes dos seus treinos e corridas, como o tempo de treino, velocidade, batimentos cardíaco, velocidade e ritmo de corrida, além de mapear todo o trajeto percorrido, é um sonho mesmo, rs...custa caro ainda, uns R$ 900 no Brasil, mas que vale a pena pois tendo todas estas informações seus treinos realizados serão analisados e é possível melhorar seu condicionamento e consequentemente seus resultados.
Outros itens como shorts, meias de compressão, camisetas dryfit, bonés, etc, são razoavelmente baratos, as camisetas eu mesmo nunca comprei, pois quando se participa de corridas oficiais a organização dá uma camiseta dryfit da prova, aí é só ir colecionando e usá-las nos seus treinos, rs...inclusive, eu doei algumas, eu não usava todas elas e já não tinha lugar pra guardá-las. Existe uma organização que as recebe e doa como prêmio às crianças carentes e deficiente fisicos, em eventos esportivos, servindo como incentivo ao esporte (Se você se interessou em doar, eu posso ajudar com isso, meu amigo Nelsão Cassador, lá da Mooca é quem as entrega na organização), aceita-se tênis, meias, camisetas, medalhas, número de inscrição - itens de corrida.

O ciclismo é o mais caro de todas as três modalidades, vou relatar aqui alguns itens e seus valores aproximados, pois a variação de valores é bem grande, dependendo da marca, modelo, matéria-prima, etc.., uma bicicleta usada pode ser encontrada por R$ 1.300 (de alumínio com 16 marchas), capacete R$ 80, luvas a partir de R$ 30, sapatilhas a partir de R$ 250, é importante fazer a manutenção periódica, que sai uns R$ 80 por trimestre ou quando necessário. Além dos itens acima, é necessário ter alguns itens sobressalentes, pneus, câmaras, bomba ou cilindro de Co2, espátulas, bolsa porta itens, luzes de sinalização e outros itens que achar necessário carregar nos treinos e competição, prevendo imprevistos, em algumas bicicletas o atleta opta por adicionar o clip de guidão, que pode ser de alumínio ou carbono, e por aí vai, no caso das bicicletas, quanto mais leve e moderna, mais alto será o investimento.

A minha primeira bicicleta foi uma caloi estrada, semi-nova, eu a usei por alguns meses, mas eu acabei encontrando outra bicicleta melhor e resolvi vendé-la (vendi para o Vitão, que treina comigo na Mevilela) para repor o valor da nova aquisição, agora eu tenho uma bicicleta de alumínio e carbono, que pesa uns 8 kg, teem 16 marchas do grupo shimano sora (grupo básico para speed/ iniciantes), eu reformei toda ela e a personalizei, estou curtindo e já pedalei uns 800 km nela.

E por último, a natação, que só é preciso ter uma sunga/maiô, óculos de natação e touca, e pode-se treinar em uma academia, na piscina do condomínio e até mesmo no mar, no caso do mar, alguns atletas costumam comprar roupa de neoprene, por conta da temperatura do mar, que é bem fria em alguns locais e épocas do ano. Se você não souber nadar, o melhor é frequentar uma academia para aprender as técnicas e ter um acompanhamento seguro, no caso eu não sabia nadar e fui aprender em Fevereiro/11 e até o momento eu treino na academia, melhorando as técnicas e condicionamento físico, eu acho que no mínimo dois dias por semana está bom.

Cada modalidade teem sua particularidade e é preciso atentar-se aos detalhes e treinar para obter a melhor condição de realizá-los, independente de qual modalidade você se identificar mais, faça com prazer e terá resultados positivos.

(Fotos - Meus itens de Treino e Corrida)

Vai treinar o que hoje?

Abs,

Nenhum comentário:

Postar um comentário