quinta-feira, 21 de julho de 2011

Vamos Correr?!

Bem, eu não sou um profissional de educação física ou da área da medicina esportiva, mas, como eu ouço bastante pessoas perguntando sobre como começar a praticar a corrida de rua, aqui vai meu comentário.

Se você é sedentário e quer começar a correr, eu aconselho primeiro a procurar um médico cardiologista e ortopedista para checarem se as suas condições atuais estão favoráveis para esta prática esportiva, pois é um esporte de impacto e resistência, mas, mesmo tendo o "OK" do seu médico, eu acho importante  procurar uma Assessoria Esportiva, para acompanhá-lo nesta nova rotina de atividade, a Assessoria lhe proporcionará uma planilha personalizada de acordo com o seu objetivo e estará lhe assessorando nos treinos semanais, caso não consiga logo de início se inscrever em uma Assessoria, inicie caminhando por uns 30 minutos, na esteira, no parque, no condomínio, etc, a caminhada deve ser gradual, como tudo na vida, sem pressa, logo o seu condicionamento irá melhorar e assim que se sentir confortável comece a trotar (trotar é uma corrida leve), estipule 2 ou 3 kilometros iniciais, após este estágio você já estará correndo, procure manter um ritmo confortável e hidratar-se, sempre.

Dica importante, além do Médico e da Assessoria, é bom ter um tênis de corrida, adequado ao seu tipo de pisada (neutro, supinado ou pronado), e que tenha amortecimento por gel, é possível identificar seu tipo de pisada em algumas lojas de tênis, o tênis é importante, pois irá amortecer o impacto da corrida, preservando assim suas articulações.

Eu particularmente uso Asics e Mizuno, porém existem várias marcas e modelos no mercado. Não economize no tênis, pois ele poderá gerar problemas nas suas articulações futuramente, e aí o investimento será em médicos, remédios e fisioterapias.

Seu objetivo é sair do sofá e emagrecer?! Consulte seu médico, inscreva-se em uma Assessoria Esportiva, consulte um nutricionista esportivo e vá em frente!

Chame um amigo (a) e vá correr, pois no famoso "um puxa o outro" a corrida fica mais divertida.

Vamos caminhar?!

Abs,

Nenhum comentário:

Postar um comentário