A importância da Nutrição no Esporte
Praticar esportes é uma delicia. Faz bem para o corpo e para a mente. Mas para alcançar todos os benefícios do exercício físico é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada, sempre se lembrando de variar os alimentos na hora de compor o prato.
Uma boa alimentação deve ser dividida em cinco refeições café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar. Assim matem os níveis de glicose no sangue e não corre o risco de chegar à próxima refeição com uma fome extrema ou ao treino completamente sem energia. Um mandamento que o atleta deve seguir, é nunca ir para o treino de estomago vazio e sempre comer algo imediatamente após o exercício. Nosso organismo necessita de energia para as exigências dos treinos, sendo os alimentos fontes de carboidratos a melhor opção. E após os treinos os músculos começam a se recuperar e o corpo necessita de um novo estoque de carboidratos e proteínas.
Cuidando devidamente de sua alimentação, o atleta conseguirá não só manter a sua saúde, mas também preservar sua composição corporal (principalmente músculos), favorecer o funcionamento de vias metabólicas associadas a atividade física, permitir o armazenamento de energia, retardando a fadiga pelo aumento da resistência do exercício, contribuir para o aumento da massa muscular e auxiliar na recuperação de lesões ou traumas eventualmente causados pelo exercício.
A alimentação é, portanto, de fundamental importância para um bom desempenho em qualquer modalidade esportiva e em qualquer grau de competição, seja amador ou profissional. Para isso, deve ser balanceada e completa, fornecendo todos os nutrientes necessários ao organismo para que ele realize suas funções de crescimento, reparo e manutenção dos tecidos e, além disso, produza energia.
Além de uma boa alimentação o atleta deve se preocupar com a hidratação diária, mantendo o corpo hidratado ao longo do dia. Ingerindo cerca de 2 litros de água por dia, antes, se possível durante e depois do exercício.
Na elaboração de uma dieta deve-se levar em consideração as necessidades energéticas para que o atleta possa suportar o esforço físico, além dos hábitos, a condição física, intolerâncias alimentares e entre outros critérios importantes para que a dieta seja adequada e individualizada.
Uma orientação nutricional personalizada, juntamente com um treinamento bem elaborado, proporcionará aos atletas grandes conquistas com excelentes resultados. Procure um profissional da educação física para acompanhar os treinamentos e um nutricionista para estabelecer o melhor tipo de dieta e suplementação que deve seguir antes, durante e depois das atividades.
Marcella Freire
Nutricionista Especializada em Nutrição Esportiva
CRN 22901
Nenhum comentário:
Postar um comentário