quarta-feira, 27 de julho de 2011

Dia do treino!

Chegou mais um dia de treino! Bem, eu particularmente treino todos os dias, no rodapé do blog eu cito a minha rotina - treino semanal.

O dia do treino não é só mais um dia de treino, é o dia em que você se apresenta para realizar e cumprir a meta da planilha seja corrida, natação, bicicleta ou outra modalidade, mas, nem sempre os treinos teem um ritmo confortável, pois em alguns deles é exigido o seu máximo em velocidade e resistência, mas a vantagem é que você estará se preparando de corpo e mente para o dia da prova ou do seu objetivo, e eu já vou revelando, rs, o dia da corrida é mais fácil do que os dias de treino, pois, o objetivo da corrida é o seu tempo de prova, estipulado por você mesmo, o ideal é concluir a prova com fôlego sobrando, sem excessos.

Nos treinos é natural encontrar os amigos de corrida e assim treinar junto, focado no treino e até mesmo conversando, um puxando o outro, no ritmo e na distância, fazendo com que seus treinos tenham o resultado esperado e em alguns casos até melhorando o desempenho. Uma dica tente treinar eventualmente com alguém que tenha um ritmo mais rápido que o seu assim você poderá testar seu condicionamento e até mesmo começar a melhorá-lo, lógico que você deverá segui-lo até o seu limite condicional, aos poucos você chega lá. Lembre-se que tudo na vida é gradual, tendo disciplina e dedicação. Aprovo para parabenizar o pessoal que comparece aos treinos, alguns eu vejo a dedicação e perseverança, com a dedicação veem os resultados, seja em ritmo, em redução de peso, em qualidade de vida e por aí vai. Parabéns!

Neste dias também é legal bater um papo com  o pessoal, nos intervalos do treino ou até mesmo treinando, pois cada um teem uma experiência diferente das suas corridas realizadas, de treinos, de acessórios e etc., estas conversas rendem risadas e dicas importantes para aplicar no seu dia-a-dia de treino.

Outra importância do treinamento é que nele você pode e deve testar tudo àquilo que gostaria de usar e fazer no dia da prova, como exemplo, utilizar um tênis novo, suplementar a alimentação com gel, barra de cereal, carboidrato, etc., roupas, bicicleta, acessórios, aproveite seus treinos para fazer os testes e se lá der certo na corrida também dará, mas eu nem preciso reforçar de que, se não der resultado no treino, na corrida é provável que não dê né?!


(Treino em Pirapora do Bom Jesus - 30/01/11 - Estrada dos Romeiros)

Se você treina ao ar livre, assim como eu, bem, fique atento ao clima, se faz calor a roupa deve ser mais leve e com hidratação fácil e constante, se faz frio a roupa deve mudar um pouco ou radicalmente, mangas longas ou agasalho corta-vento, bermuda ou calça ao invés de shorts, já cheguei a treinar na USP com 7 graus, muito frrriiiiooooo, isso às 06h30min da manhã, tive que apelar para a calça, manga longa e touca, alguns amigos usam até luvas, eheheh, o importante é não deixar de treinar, ah, no frio também é necessário hidratar-se, não se esqueça.

Existem alguns fatores externos que são relevantes, como pedestres, ciclistas, veículos, animais, buracos na rua ou calçada e até mesmo com as sujeiras no chão (galhos, pedras, garrafas, saco plástico, etc.), fique atento a tudo para evitar ser atropelado, atropelar ou tropeçar em algo. Quando eu morava na Mooca, eu ia correndo até a USP, na verdade já era o treino, só que eu deveria ir lá para correr, mas eu ia correndo e chegando lá eu voltava de ônibus ou carona, rs, dava uns 18 km de distância, uma vez eu cheguei a cair na calçada, tropecei em uma mini rampa de acesso para a garagem de uma loja, nada grave, levantei , tirei o pó dos braços e pernas e segui correndo, rs. As quedas são experiências e aprendemos com elas, o importante é levantar e continuar, fique atento.

(Treino em Pirapora do Bom Jesus - 30/01/11 - Ida até o Portal e retorno, total de 80 km - Estrada dos Romeiros - Treino postado no You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=Kz2NM6sV_eI)

A sensação pós treino é muito boa, por conta da liberação da endorfina e serotonina, substâncias responsáveis por aumentar a sensação de bem-estar, físico e mental, você sentirá mais disposição.

Vai treinar hoje?

Abs,

Nenhum comentário:

Postar um comentário