sexta-feira, 22 de julho de 2011

Maratona 42.195 metros - A minha 1a - agora Sim!

O texto a seguir está postado no blog da Mevilela Assessoria Esportiva, porém vou repetí-la aqui também:

Agora sim! Venho contar minha estória após algum tempo de treinamento e convivência no meio esportivo das corridas de rua (como amador), este momento é especial para mim, pois realizei mais um desafio particular e quero agradecer a algumas pessoas especiais (de tantas que convivo no dia-a-dia) que me apóiam e participam de alguma forma nestas conquistas.
Conheci o Emerson – Mevilela, em Agosto de 2008 por intermédio da empresa onde eu trabalho – Avaya Brasil Ltda, a qual fez uma parceria esportiva visando melhorar a qualidade de vida dos funcionários, eu fui logo me inscrevendo no programa, porém, antes disso, eu não tinha costume de correr, eu apenas acompanhava a minha namorada – Tathi, nas corridas que ela se inscrevia ou então nas corridas de treino com ela no Parque do Ibirapuera, e foi ela que me iniciou e me incentiva até hoje neste esporte contagiante e desafiante. Obrigado Tathi! Bem, após eu responder um questionário (anamnese) da Assessoria eu fui conhecer o pessoal da corrida no Parque Severo Gomes (onde treinamos as 3ªs e 5ªs pela noite), e começar a treinar, na empresa onde trabalho já havia um pessoal treinando com eles antes da parceria empresarial acontecer, o que ajudou no processo de ambientalização, que foi rápido, chegando lá, eu fiz uma “corridinha teste” para saber meu condicionamento físico, ou melhor, meu fôlego, rs...e logo em alguns dias eu recebi minha planilha com vários tipos de treinos, nomenclaturas e ritmo de tempo. Ter uma planilha personalizada é importante para treinar e eu me dedico bastante para cumpri-la e assim obter resultados, pois elas teem o objetivo de desenvolver e melhorar a performance do atleta (amador ou profissional).

Como a corrida é contagiante e os treinos eram frequentes, logo veio a vontade de realizar alguma prova para colocar em prática tudo que eu treinava, me lembro que a 1ª foi a Corrida pela Paz - 8 km (09/2008), que sai do bairro da Chácara Sto.Antonio, percorre pela Marginal Pinheiros e volta, eu fui bem nesta corrida por ser a minha 1ª corrida com inscrição e chip – 42m:23s - PACE 05:17.

Os treinos continuaram e eram constantes (3ªs, 5ªs e Sábados), mas com esta frequencia de treinos eu sempre queria mais desafios e então em Abril/2009, fiz minha 1ª Meia Maratona (X Meia de São Paulo), saindo da USP e passeando por São Paulo, eu não fui bem nesta prova, eu tive problemas musculares, cãibras, mas cheguei com o tempo de  02h:31m:35s, não satisfeito com o resultado, treinei mais e logicamente vieram mais provas intermediárias, como, XIV Corrida do Centro Histórico em Agosto/09 (9 km – 54m:56s), Corrida de Ilha Bela Adventure (9 km – 00h:45m:57s), corrida na praia e montanha além do calor e sensação térmica de 41º e outras corridas mais, e novamente, eu fui correr outra Meia para testar meu desempenho e condicionamento, desta vez foi a Meia da Corpore, que sai do Estádio do Pacaembu, percorre o Centro e o Elevado e retorna, percorri os 21 km em 02h:10m:30s, um tempo bom, mas ainda daria para melhorar, mais treinos e provas intermediárias, Corrida dos Bombeiros em Julho/10 (9 km – 53m:17s), Corrida Athenas em Julho/10(10 Milhas – 01h:29m), Corrida de Revezamento Bertioga/Maresias em Outubro/10 (5,6 km – 26m:45s + 10,4 km – 55m:40s) e lá vou eu para outra Meia, fiz a Corrida Athenas 21 km (Novembro/10), esta prova é de velocidade, porém subimos e descemos as pontes Transamérica 2 vezes e a Estaiada 4 vezes e o restante do percurso é via Marginal Pinheiros, uma reta total, realizei esta prova com pace de 5”/km e tempo final de 01h:45m:55s, fiquei super satisfeito e realizado por conseguir manter um pace relativo aos meus treinos e condicionamento físico. Ufa, é bom superar limites e desafios!

Para fechar o ano de 2010 corri a São Silvestre com a Tathi-Namorada, fizemos a inscrição e cumprimos os 15 km, enfrentamos juntos a ladeira da Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, terminamos a prova de alma lavada e prontos para novos desafios em 2011, eu diria que a São Silvestre é mais uma festa (para os amadores) do que uma corrida.
Como meus treinos de 2010 estavam ótimos e frequentes e percebi que meu condicionamento havia melhorado. Então eu fui conversar com o Man (Emerson-Mevilela) que eu queria fazer uma Maratona e ele disse que era possível treinando para tal desafio, sabendo que era possível eu fiz a inscrição para a Maratona de São Paulo em Janeiro/11, a qual seria realizada em 19/Junho/11, com a inscrição feita o desafio era real! Após treino atrás de treino e longões na USP é chegado o dia “D” e como alguns de meus amigos de corrida iriam realizar a mesma prova e também seria a 1ª Maratona deles, inclusive treinamos juntos em alguns momentos, marcamos para correr junto, assim um puxaria o outro no ritmo, nos encontramos lá na largada (Avenida Roberto Marinho) e partimos para o desafio, eu (Wisley), George e Victor, o PC iria fazer 25 km e o encontramos por acaso lá na largada, mas ele só correu conosco até 2º km, pois na multidão (20 mil inscritos) nos o perdemos, seguimos os três juntos até o km 21,5, pois o George teve cãibras e ficou atrás, eu e o Victor corremos juntos até o km 25,5 onde eu resolvi apertar o passo para realizar a Maratona sub 4 (abaixo de 4 horas), é importante lembrar que no meio da Maratona encontramos os amigos da Mevilela (Edu, Josival, Emerson, Tati Y.) o que deu um fôlego extra, eu realmente estava bem na prova, condicionamento ótimo, fôlego, pernas e pulmões a toda, mas a emoção começou a tomar conta no km 39 da prova, pois eu sentia que iria realizar a prova sub 4 e que conseguiria cumprir mais este desafio pessoal.

Foi muito emocionante chegar com 03h:58m:49s de prova e saber que valeu e sempre vale a pena treinar para cumprir um objetivo! Esta experiência foi fantástica e inesquecível!

São muitas pessoas para eu agradecer, pois cada uma tem sua parcela de participação neste resultado, desde os trotes, treinos na “pracinha” ou USP, alongamentos pré e pós-treino quanto os bate-papo nos intervalos de treino ou até mesmo durante, mas, aqui eu vou agradecer a Tathi-Namorada que me apóia sempre e ao Man e sua Equipe, que estão sempre buscando assessorar da melhor forma.

Meu próximo desafio será o Ironman em 27 de Maio de 2012, eu já estou inscrito e com foco nos treinos (natação, bicicleta e corrida), saibam que todos os treinos curtos ou longos terão importância, seja de bicicleta ou corrida, assim como foi para a Maratona. Obrigado! Agora Sim!
Wisley Matarezio – 33 anos – SP – BR - 22/06/2011
(Eu filmei a minha 1a Maratona - veja o video no You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=F9N9MVZNhCM)

Treine para a sua 1a Maratona!

Abs, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário