quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ironman - Natação 3.8 km

Dia 27/05/2012
Chegou o dia, dia da prova, dia do desafio, dia do Ironman, dia de colocar tudo o que eu treinei em prática, porém com um sentimento diferente, com muitas, mas muitas pessoas torcendo por mim, pessoas que me agüentaram por 12 meses, treinando e falando de treinos, de iron e etc.

Acordamos as 04h30min, café da manhã com pão, geléia e suco. Coloquei o neoprene, chinelo, camiseta, touca e óculos de natação (presente da Tathi), estava um pouco frio, mas, um belo dia iniciando, eu estava muito feliz por ter chegado o dia, coloquei o chip no tornozelo, peguei a sacola com géis e seguimos para a cidade do iron. Como estava transito na rua e parte bloqueada, por ser trajeto, fui caminhando e depois encontraria o pessoal lá, o acesso à transição era das 4:30 as 6:30, enquanto eu caminhava sentia que eu estava esquecendo algo, e quase chegando na tenda de transição percebi que tinha esquecido o principal, a sapatilha, affff, sai caminhando rapidamente para tentar encontrar o Emerson, Tathi, Pri e Daniel, encontrei eles, mas foi o Emerson que correu até o carro pra pegar a sapatilha, enquanto isso eu voltei para pintar o número no corpo e entrar na área da transição e colar os géis no quadro da bike, colocar a caramanhola com maltodextrina, mas, chegando lá vi que a bike estava encharcada de sereno, agora eu entendi a importância da capa, RS, mas mesmo assim algumas com capa estavam molhadas, logo sequei o quadro, pois a fita crepe não grudava nos pontos molhados e eu precisava grudar os géis de qualquer jeito.

Apertei o pneu pra ver a calibragem e fui para a cerca esperar o Emerson Vilela me entregar a sapatilha, voltei e encaixei no pedal com elástico, pra não ficar raspando no chão no momento da T1, pronto, tudo pronto na bike, fui para a tenda e guardei algumas coisas lá, sai e encontrei o pessoal, seguimos caminhando até a área de natação, andando, conversando, nada de nervosismos, tomei o bcaa, vesti a parte de cima do neoprene, pois fazia frio, no local da largada tiramos fotos, alongamentos, pulos, beijos, abraços e boa sorte, pronto, entrei no curral da largada da natação faltando 15 minutos. Pensei: Agora sou um entre 2.000 atletas que poderão se tornar ironmans!

Por incrível que pareça eu não estava nervoso, eu procurei o Rafa, Igor e o Fred, mas não encontrei só via a cara dos atletas focados ou muito pilhados, respirando fundo, alongando, rezando, pulando, percebi o som mais alto, muitas palmas fortes, gritos de arrepiar, meus pés descalços, mas focado pra entrar no mar e apenas, só apenas dar braçadas para atingir o primeiro objetivo, a primeira bóia, que fica há 960 mts da praia, depois dela eu teria uma outra lateral de 150 mts e voltaria nadando mais 966 mts até a praia para fazer a segunda parte da natação. Quando chega na praia após a primeira “perna” da natação é preciso correr 70 metros para acessar a segunda volta, neste espaço é possível hidratar e suplementar, depois são mais 787 mts até a primeira bóia, 100 mts laterais e mais 767 mts voltando para a praia e finalizar o trecho da natação (total de 3.800 mts).

NATAÇÃO: Voltando ao momento da natação, após as palmas fortes e gritos eu ouço a corneta anunciando o início da natação, ou seja, era 7h da manhã, o sol no fundo, nascendo e presenteando à todos com um belo inicio de dia, um dia longo para os atletas e familiares, que também correm para acompanhar, incentivar e tirar fotos. Entrei na água, no meio de um monte de atletas, com água na altura da barriga mergulhei e comecei a dar braçadas, no inicio não encaixei, pois estava apreensivo com alguns atletas que poderiam me atropelar na água, mas foquei e encaixei a respiração 2x1 e olhando para a bóia a cada sequência de 3 ou 4 sequências, alguns atletas passaram por cima de mim, outros eu passei, uns a minha frente mais lentos, desviei e segui, controlei meu ritmo e respiração, tentei ao máximo evitar o contado da água salgada com a língua, pois a sensação é ruim. Cheguei na primeira bóia, fiz o retorno um pouco rente, nadei “cachorrinho” pra não atropelar e mirar a bóia lateral, a segunda meta da natação, ou seja, cada bóia era uma meta, é melhor pensar em trechos do que no total, enfim, fui nadando e logo cheguei na segunda bóia, contornei e segui para a praia, mirei na aglomeração de pessoas na praia e fui dando braçadas em ritmo confortável, não fiz nada diferente daquilo que treinei, o mais importante foi o foco e a tranqüilidade em enfrentar a longitude das bóias no mar, cheguei na praia e logo vi o Emerson e a Tathi, me emocionei mas segui para tomar água e gel, avistei a primeira bóia do segundo trecho e pensei, ela está mais próxima, na verdade é um trecho menor que o primeiro, então fui para a água e logo estava nadando novamente entre muitos atletas, focado nas braçadas, senti alguns atletas tocando no meu pé e eu parava com medo de alguém me puxar, mas foi umas duas ou três vezes no máximo, olhava a bóia e nadava em direção, sai da rota duas vezes mas nada absurdo, corrigi e segui, uma atleta ao meu lado reclamou da correnteza, eu apenas disse: Concentra e insiste que você consegue!, sai nadando e ela me seguiu até a primeira bóia, retornei nadando normal e fui para a bóia dois de 100 mts, fui atropelado e atropelei atletas, pois ali tinham muitos, cheguei na bóia dois, enrosquei o pé esquerdo na corda da bóia após algum atleta esbarrar na bóia e ela me afundar, tomei uns 200 ml de água do mar quando afundei, mas logo voltei e um atleta me perguntou se eu estava bem, disse sim e segui dando braçadas, agora era só ir para a praia, avistei o público e a luzes e nadei, nadei e nadei, nesta última volta o mar já estava com um pouco de marola e correnteza contra, ou seja, nadamos mais pra atingir a mesma distancia. Foco na respiração e braçadas pra chegar, cheguei à praia emocionado e chorando, feliz com a conquista de nadar 3.8 km dentro do tempo da competição e no meu tempo previsto, avistei o Emerson e me emocionei novamente, registrei a passagem no chip e corri um pouco, vi a Tathi e me emocionei novamente, resumindo foi uma choradeira e tanto, RS, depois me concentrei e peguei a sacola da natação e bike, corri até o vestiário e me sequei, vesti a bermuda, top, manguito, pernito, luvas e capacete, separei óculos e meia, coloquei gel, nozes, bananinha e max goiabinha no top, guardei o neoprene, touca e óculos na sacola preta, passei anti atrito na virilha e fui pegar a bike. 




 Eu indo para a segunda volta da natação;
voltando para o Mar;



Nenhum comentário:

Postar um comentário